Em uma homenagem ao Rio Grande do Sul, em meio à tragédia climática que deixou 155 mortos e mais de 600 mil desalojados no Estado, no programa Altas Horas, de Serginho Groisman, na Globo, músicos gaúchos se emocionaram e alertaram para a avalanche de fake news e o negacionismo climático de bolsonaristas e neoliberais que, em grande parte, agravaram o desastre.
Líder da banda de pop rock Engenheiros do Hawai, Humberto Gessinger se emocionou com a interpretação do conterrâneo Lucas Limas da música "Somos quem podemos ser", chorando compulsivamente.
Te podría interesar
"Quem ocupa o trono tem culpa, quem oculta o crime também. Quem duvida da vida tem culpa, quem evita a dúvida também tem", diz a letra da canção, famosa nos anos 1990.
LEIA TAMBÉM: Thedy Corrêa, do Nenhum de Nós, vira alvo de bolsonaristas após falar de negacionismo na Globo
Te podría interesar
Já Thedy Correa, escritor e vocalista da banda Nenhum de Nós, alertou para as fake news, que atrapalham a ajuda humanitária às vítimas da tragédia, e o negacionismo climático, defendido por neoliberais como o governador Eduardo Leite e fascistas aliados de Jair Bolsonaro (PL).
"Tem muitas pessoas que estão desumanizando o povo gaúcho. São pessoas que pedem para não politizar e politizam a discussão. Tem pessoas espalhando fake news que estão prejudicando as contribuições, o socorro. Isso nada mais é que desumanizar as pessoas", disse.
Em seguida, bastante emocionado, o músico afirmou que "o Rio Grande do Sul é uma amostra do que pode acontecer com todo o planeta".
"Se a gente não levar isso a sério, cada um de nós aqui vai ter que enfrentar isso logo, logo. Prestem atenção que isso pode acontecer com vocês e a gente precisa, de uma maneira ou de outra, parar com o negacionismo", disse Correa.