O esforço concentrado do governo federal na reconstrução do Rio Grande do Sul, que teve mais de 90% das 497 cidades afetadas pela tragédia climática, teve sequência neste sábado (18) no Palácio do Alvorada.
Com a intenção de agilizar a ajuda aos desabrigados, especialmente o pagamento dos R$ 5,1 mil de auxílio aos gaúchos, Lula convocou para um almoço no Palácio do Alvorada os ministros Paulo Pimenta (Reconstrução do RS), Fernando Haddad (Fazenda), Waldez Góes (Integração), Renan Filho (Transportes), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Esther Dweck (Gestão) e José Múcio Monteiro (Defesa).
Te podría interesar
Na reunião, Lula voltou a enfatizar que a prioridade do governo federal é o atendimento à população civil. O presidente ainda ouviu de Pimenta e Góes um balanço das ações do Ministério Extraordinário, criado na última quarta-feira (15), e das próximas medias que serão tomadas junto aos municípios, como a criação de um site para prefeitos informarem e atualizarem as informações sobre os desalojados.
Nesse portal, os gestores municipais poderão incluir informações sobre famílias e endereços, para que fique provado que elas moravam em áreas de risco que foram alagadas. Com isso, o governo pretende priorizar a entrega das casas a essas pessoas.
Te podría interesar
Doações
Na tarde deste sábado chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos o primeiro dos três aviões com ajuda humanitária doada pelo governo dos Emirados Árabes Unidos ao Rio Grande do Sul.
Além de cobertores, produtos de higiene e lâmpadas solares, a carga de 64 toneladas trouxe ao Brasil 500 geradores de energia e 10 mil pacotes de redes de proteção contra mosquitos para serem entregues às famílias.
As doações foram negociadas diretamente por Lula com o Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos durante a semana.
"Conversei por telefone com o Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, que me comunicou do envio de três aviões do país ao Brasil com transporte de doações em apoio ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. Agradeci ao gesto de solidariedade aos gaúchos e as gaúchas", disse Lula em publicação nas redes na quinta-feira (16).