LITERATURA BRASILEIRA

“Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar versão inédita em HQ

Lançamento celebra os 110 anos de uma das maiores autoras da literatura brasileira; saiba mais

Carolina Maria de Jesus completaria 110 anos nesta quinta (14).Créditos: Reprodução
Escrito en CULTURA el

“Com essa HQ, queremos que a obra de Carolina Maria de Jesus se torne conhecida o quanto antes entre os jovens. E trouxemos somente mulheres negras para esse projeto, a fim de seguir de uma forma representativa com o legado que Carolina nos deixou”, destacou recentemente a coordenadora do editorial de literatura da SOMOS Educação, responsável pelo projeto, Laura Vecchioli.

Em comemoração aos 110 anos de Carolina Maria de Jesus, a editora Ática ança a obra "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" em uma versão inédita em quadrinhos. A HQ, idealizada por um coletivo de mulheres negras, vai contar a história da autora que nos guia por sua rotina na favela do Canindé, em São Paulo. Através de sua narrativa poderosa, ela desvenda as complexas realidades da pobreza, do racismo e da desigualdade de gênero, tecendo um retrato vívido por muitas pessoas nas periferias do Brasil na década de 1950.

A versão em quadrinhos conta com 90 páginas ilustradas e já está disponível para compra online e em algumas livrarias do Brasil. Triscila Oliveira é a roteirista do projeto e as ilustrações são de Vanessa Ferreira. O projeto conta também com artes finais de Emanuelly Araujo e Hely de Brito. As datas para os eventos de lançamento ainda não estão definidas. Elas serão confirmadas em breve, após alinhamento com as herdeiras de Carolina Maria de Jesus.

Creditos: Divulgação/SOMOS Educação

Para as ilustradoras, as memórias de Carolina davam um HQ. “Pelo próprio histórico do livro e da Carolina, a ideia inicial, quando eu pensei na HQ, era trazer para esse livro mulheres pretas e, de preferência, periféricas. Foi aí que começamos a pesquisar. Todas elas são mulheres pretas e somente uma não é periférica. A gente queria dar um espaço para novatas, mas como era um livro de grande importância, uma responsabilidade muito grande, pegamos mulheres já experientes com HQ, caso da Triscila Oliveira, que já escreve roteiros”, destacaram.

Quem foi Carolina Maria de Jesus

Considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século XX, Carolina Maria de Jesus foi multiartista, cantora e escritora de contos, crônicas, letras de música e peças de teatro. Amplamente conhecida pela triste história em Sacramento, Minas Gerais, seu percurso migratório e, principalmente, pelos anos vividos na Favela do Canindé, Carolina enfrentou a fome, o machismo, o racismo, a inflação e a pobreza dos anos 60.

"Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" é talvez uma de suas grandes obras sobre as questões de uma situação que ainda é uma realidade brasileira. Mulher negra, catadora de papelão, mãe solteira e semianalfabeta, Maria de Jesus buscava no lixo tanto alimento quanto papel para escrever seu diário, poemas e músicas. Essa luta também era para garantir o sustento de sua família: José Carlos, João José e Vera Eunice, seus três filhos. Leia mais nesta matéria da Fórum.