COSTA E SILVA

Agnaldo Rayol gravou álbum em 1968 com as “preferidas” de ditador

Disco trazia Costa e Silva com a família na capa e canções excelentes, entre elas, uma do então jovem Chico Buarque de Holanda

Agnaldo Rayol.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O cantor Agnaldo Rayol, morto nesta segunda-feira (4), aos 86 anos, após uma queda em sua casa, nunca mais falou no assunto. E, diga-se de passagem, com toda a razão, pois era, no mínimo, constrangedor.

Em 1968, o cantor vivia o auge de sua popularidade. Comandava ou já havia comandado programas de TV como "Agnaldo e as garotas", na TV Continental, e também "São Paulo meu amor", "Agnaldo Rayol show" e o "Corte Rayol Show" na TV Record. Já havia estrelado como galã vários filmes de sucesso e também marcava presença no programa Jovem Guarda, ao lado dos popularíssimos Roberto e Erasmo Carlos e Wanderleia.

Por outro lado, a ditadura militar vivia o apogeu de sua face mais sanguinária, sob o comando do marechal Artur da Costa e Silva, que no final daquele mesmo ano viria a decretar o Ato Institucional nº 5, o malfadado AI-5, que exterminava com o poder das instituições e as liberdades democráticas do país.

Destinos cruzados

Por alguma razão que nunca ficou explicada, Agnaldo e Costa e Silva tiveram seus destinos cruzados em um vergonhoso LP chamado: “As minhas preferidas na voz de Agnaldo Rayol – presidente Costa e Silva”. O álbum, lançado naquele mesmo explosivo ano de 1968, que virou o país e o mundo do avesso, trazia um requintado repertório de 12 canções escolhidas a dedo pelo ditador. Todas elas interpretadas, como diz o próprio título, pela então bela e jovem voz de barítono de Agnaldo.

Um detalhe pra lá de curioso no disco: uma das “preferidas” do marechal é, nada mais nada menos que “Carolina”, do jovem Chico Buarque, um fidagal inimigo do regime militar, que se exilaria na Itália no ano seguinte.

Veja abaixo a lista de canções do álbum:

01 - Ave Maria no morro
..... (Herivelto Martins)
02 - Minha terra
..... (Waldemar Henrique)
03 - Feitio de oração
..... (Noel Rosa - Vadico)
04 - Prenda minha
..... (Motivo folclórico gaúcho)
05 - Chão de estrelas
..... (Sylvio Caldas - Orestes Barbosa)
06 - Canta Brasil
..... (Alcyr Pires Vermelho - David Nasser)
07 - Perfil de São Paulo
..... (Francisco de Assis Bezerra de Menezes)
08 - Lamento
..... (Pixinguinha - Vinicius de Moraes)
09 - Carolina
..... (Chico Buarque de Holanda)
10 - Noite cheia de estrelas
..... (Cândido das Neves)
11 - O que eu gosto de você
..... (Silvio César)
12 - Na baixa do sapateiro
..... (Ary Barroso)