DIREITOS AUTORAIS

Marcos Mion é processado por cineasta por suposto plágio em filme

Produzido por um grupo de mulheres brasileiras no EUA, longa “Headway” foi inspirado em uma reportagem feita na Bahia em 2017; Camila Rizzo alega violação de direitos autorais pelo apresentador

Cena do filme de Marcos Mion.Créditos: Divulgação / Globo Filmes
Escrito en CULTURA el

Marcos Mion, apresentador do "Caldeirão" (Globo), está sendo acusado pela cineasta Camila Rizzo de plágio em relação ao seu curta-metragem "Headway", que foi escrito, produzido e dirigido por ela em 2018. A cineasta está acionando a Justiça na tentativa de bloquear a estreia do longa "M.M.A - Meu Melhor Amigo", previsto para ser lançado em janeiro de 2025.

Além disso, Rizzo solicita uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, materiais e pela violação de seus direitos autorais, além de um reconhecimento público do caso. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo. Embora o caso tenha sido mantido em segredo de Justiça a pedido de Mion e da Formata, essa restrição foi revogada nesta terça-feira (15).

Ambos os filmes giram em torno da relação entre um lutador de MMA e um garoto autista. Embora Rizzo tenha tentado impedir a estreia do longa, a Justiça decidiu que são necessárias mais investigações para determinar se houve plágio. 

"Em que pese a argumentação da parte autora, entendo que os elementos apresentados são insuficientes para se aferir a probabilidade do direito alegado sem o prévio exercício do contraditório. Entendo necessário maior aprofundamento sobre a ocorrência ou não de plágio e contrafação entre as obras 'Headway' e 'MMA - Meu Melhor Amigo'", diz a magistrada.

A narrativa de "Headway" gira em torno do encontro de um garoto autista com um lutador de artes marciais mistas. O curta-metragem foi inspirado em uma reportagem da TV da Bahia, veiculada em 2017, e teve sua exibição em festivais internacionais.

Em 'M.M.A - Meu Melhor Amigo', o roteiro é bastante semelhante: Mion interpreta Max Machado, um lutador de MMA em declínio que busca um último grande combate para coroar sua carreira. No auge de seus treinos, Max descobre que tem um filho autista de 8 anos, fruto de um relacionamento passado. A história é inspirada em Romeu, filho do apresentador do "Caldeirão".

Paralelamente à preparação para o campeonato mundial, o lutador precisa lidar com a paternidade inesperada e os desafios de criar um filho com necessidades especiais. O elenco conta com nomes como Antonio Fagundes, Lucas Penteado e Augusto Madeira, sob a direção de José Alvarenga Jr.

Até a publicação desta reportagem, a assessoria de imprensa de Mion não havia se manifestado publicamente sobre o caso.

Teaser do curta-metragem "Headway"