TRETA

Com outra de Juliette na lista, veja 10 acusações famosas de plágio na música

Nem nomes como Beyoncé e Madonna escaparam de estar envolvidos nesse tipo de polêmica

Protagonistas em um processo de plágio, Adele e Martinho da VilaCréditos: Divulgação/Montagem
Escrito en CULTURA el

Nesta quarta-feira (18), o mundo da música brasileira acordou em polvorosa após o diretor, produtor e compositor Evandro Fióti acusar as cantoras Juliette, que também é ex-bbb, e Duda Beat de “plágio conceitual” pela canção chamada “Magia Amarela”. Fióti afirma que o projeto copia a música“AmarElo” de seu irmão, o rapper Emicida.

Acusações de plágio não são novidade no mundo da música, e já fizeram muitos cantores renomados terem que arcar com as consequências de um belo processo por direitos autorais. Nomes como Beyoncé e Madonna não escaparam de acusações do tipo, e artistas brasileiros acusarem gringos do crime é mais comum do que se imagina.

Há também casos curiosos, de uma mesma música ser acusada de plágio mais de uma vez por diferentes artistas. Alguns artistas, como Juliette, acumulam mais de uma acusação. Outras vezes os cantores correm para creditar os compositores originais em suas músicas antes de receber qualquer processo, quando as semelhanças suspeitas começam a ser apontadas nas redes sociais. Confira abaixo algumas das acusações de plágio mais famosas.

Martinho da Vila e Adele

Em 2021, o compositor Toninho Geraes acusou a cantora britânica Adele de plagiar a música “Mulheres”, lançada em 1995 pelo sambista Martinho da Vila com composição de Geraes. A loira teria usado a melodia da música em sua canção “Million Years Ago”, lançada em 2015 no seu álbum “25”.

O compositor está processando até hoje Adele e o produtor musical Greg Kurstin, que também está creditado na música, e pede para ser creditado como coautor, receber royalties e uma indenização por danos morais.

O plágio ficou tão famoso que internautas fizeram comparações entre as duas músicas nas redes sociais, constatando uma inegável semelhança.

Manu Gavassi e Juliette

Essa não foi a primeira acusação de plágio da curta carreira de Juliette. Semelhanças visuais entre o clipe de “Quase Não Namoro”, uma parceria entre a ex-bbb e a cantora Marina Sena, e o álbum visual “Gracinha”, de Manu Gavassi, foram apontadas pelos internautas logo que a canção foi lançada, em agosto deste ano.

Gavassi chegou a comentar as acusações, falando que “ficou, sim, chateada” ao ver as referências visuais e a capa da canção. Mas nenhum processo formal foi feito e a também ex-bbb se limitou a dizer que poderia ter havido mais cuidado por parte da equipe de Juliette.

Jorge Ben Jor acusou duas vezes

O cantor Jorge Ben Jor acusou duas vezes artistas internacionais de copiarem seu trabalho. A primeira foi em 1979, contra Rod Stewart, ao notar semelhanças entre "Da Ya Think I'm Sexy?" (1978), do inglês, e o seu hit "Taj Mahal" (1972).

O caso foi resolvido quando Rod decidiu doar todos os lucros da canção para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o que fez Ben Jor desistir do processo que estava movendo. Em 2012, o inglês admitiu a cópia em sua biografia.

O segundo caso ocorreu em 1999, quando Jorge Ben Jor processou o grupo norte-americano Black Eyed Peas por plágio em três músicas. Dessa vez, o brasileiro venceu e foi creditado nas três canções.

Foram elas “Falling Up”, que usou um sample não autorizado de “Comanche”, "Positivity", com um trecho de "Cinco Minutos", e "A8", que copia "O Homem da Gravata Florida". Um vídeo comparando as canções foi postado no YouTube.

Coldplay foi acusado três vezes

A banda inglesa Coldplay foi acusada de plágio três vezes pela mesma música, o hit Viva La Vida, de 2008.

A banda nova-iorquina Creaky Boards afirma que Chris Martin, vocalista do Coldplay, compareceu a um show deles na Inglaterra pouco antes de escrever o hit e copiou sua música “The Songs I Didn’t Write”, também de 2008.

Outros acusadores são o guitarrista da banda londrina quinquagenária Deep Purple, Joe Satriani, e uma cantora francesa chamada Alizée, que afirma que a inspiração para “Viva La Vida” foi sua canção “J’en Ai Marre”.

Paramore e Olivia Rodrigo

Nesse caso, a confusão aconteceu entre artistas do mesmo país, os Estados Unidos. A iniciante Olivia Rodrigo ganhou fama como cantora pop em 2021, ao lançar seu álbum de estreia “Sour”.

Os primeiros passos da cantora não foram dados sem polêmicas, pois, assim que foi lançado, o single “Good 4 U”, um dos maiores hits do ano entre os jovens, foi acusado por internautas de possuir uma semelhança suspeita com outro hit da banda Paramore, “Misery Business”, de 2007. Para ilustrar o caso, uma edição entre as duas músicas foi feita.

Antes que qualquer processo fosse movido pela banda, Rodrigo acrescentou os nomes da vocalista Hayley Williams e do ex-guitarrista Josh Farro, coautores da música original, nos créditos de sua canção.

Beyoncé e Madonna

E nem grandes nomes da música internacional escaparam de polêmicas envolvendo plágio. Ao lançar seu último álbum, “Renaissance”, em julho do ano passado, Beyoncé foi acusada pela cantora Kelis de ter usado um sample não autorizado da sua música "Get Along With You", lançada em 1999.

Fãs da diva do pop até tentaram argumentar que tudo não passava de uma homenagem, uma vez que o álbum “Renaissance” está repleto de samples de artistas admirados por Beyoncé, mas o papo não colou com a dona do hit “Milkshake”.

A rainha do pop, Madonna, chegou mais longe, e foi, de fato, condenada por plágio. O processo aconteceu em 1998, quando o compositor belga Salvatore Acquaviva a acusou de copiar sua canção "Ma Vie Fout L’Camp" em seu hit, “Frozen”. Em 2005, a Justiça deu a vitória a Salvatore e proibiu a veiculação da música de Madonna na Bélgica.