SUMIÇO

John Lennon, Roberto Carlos, Gal Costa e Djavan: músicas de artistas desaparecem no Spotify

Sem razão aparente, músicas de grandes sucessos sumiram da plataforma, situação segue sem explicação; entenda

Spotify é uma das proncipais plataformas de músicas no mundo.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Na manhã desta segunda-feira (29), diversas músicas de artistas como Djavan, John Lennon e Roberto Carlos, Maria Bethânia, Preta Gil e Gal Costa sumiram da plataforma de músicas Spotify. Em sua maioria, canções brasileiras. No aplicativo, consta que as faixas não estão mais presentes e a alteração ocorreu sem aviso prévio, resultando em reclamações por parte dos usuários do serviço. 

Até o momento desta matéria, não houve nenhum pronunciamento oficial da plataforma a respeito do caso. Em outras plataformas de streaming de música, não foi observado esse problema, segundo o portal Vagalume. A situação tem gerado revolta nas redes sociais, com apelos diretos aos próprios cantores em postagens recentes no X, antigo Twitter. “Djavan, estão tirando suas músicas do Spotify”, escreveu um usuário no perfil do cantor.

Inclusive, Djavan está completando 75 anos hoje. Músicas como "Luz", "Lilás" e "A Voz e o Violão" foram removidos do Spotify. Embora vários outros ainda estejam presentes, a maioria deles apresenta músicas indisponíveis. Já no caso de John Lennon, as versões originais de praticamente todas as músicas do ex-Beatle não estão aparecendo, embora seja possível ouvir algumas delas nas mixagens mais recentes dos discos "Imagine" e "Plastic Ono Band".

Créditos: Reprodução

Quanto à principal playlist de Roberto Carlos, há um considerável número de músicas ausentes. Ao examinar a discografia do cantor, percebe-se que músicas de 1971 e 1972 podem ser reproduzidos na íntegra. No entanto, outras têm apenas algumas poucas canções disponíveis. Veja a repercussão:

**Matéria em atualização