LANÇAMENTO INÉDITO

'Now and Then': Beatles anunciam música inédita de John Lennon após mais de 40 anos

Canção conta com solo de George Harrison e foi finalizada por Paul McCartney e Ringo Starr; música será lançada em novembro, ouça versão demo aqui

Beatles tocando no bar The Cavern, em Liverpool, em 1962.Créditos: Apple Corps Ltd/Divulgação
Escrito en CULTURA el

Os Beatles anunciaram o lançamento de uma nova música, "Now and Then", que foi finalizada mais de 40 anos após o início de sua gravação. A música chega ao mundo no dia 2 de novembro, com um videoclipe lançado no dia seguinte. No dia 1 de novembro, um documentário de 12 minutos sobre a música será lançado no canal do Beatles no YouTube.

Considerada "a última música dos Beatles", a música teve sua versão final foi de fato desenvolvida e trabalhada pelos quatro integrantes, mas em tempos diferentes. John Lennon escreveu e cantou, George Harrison fez o solo e Paul McCartney e Ringo foram os responsáveis pela finalização da canção.

Yoko Ono entregou uma gravação inédita de John Lennon para Paul, George e Ringo em 1994. A gravação também incluía as demos de "Free As A Bird" e "Real Love", que foram lançadas no projeto "The Beatles Anthology". E "Now and Then" não foi lançada.

John Lennon gravou uma versão demo da música "Now and Then" no final dos anos 1970, com apenas vocais e piano em sua casa. Ouça aqui a versão demo de 1978.

O documentário conta a história da música, com depoimentos exclusivos dos integrantes dos Beatles, de seu filho, Sean, e do diretor Peter Jackson. Além da música "Now and Then", os Beatles lançarão mais novidades em novembro.

O grupo britânico vai trazer edições ampliadas e atualizadas de dois discos, conhecidos como "vermelho" e "azul". Os álbuns The Beatles 1962-1966 e The Beatles 1967-1970 ganharão cerca de dez novas faixas remixadas cada.

“Now and Then” tem gerado expectativas desde que Paul McCartney revelou que a voz de John Lennon foi extraída de uma gravação antiga com o uso de inteligência artificial. A voz, no entanto, não foi recriada, como tem sido feito recentemente com a voz de vários ídolos que já morreram. "Nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e todos nós tocamos nela", declarou McCartney.