MISTÉRIO

The Beatles: Fãs lançam projeto para encontrar baixo desaparecido de Paul McCartney

"The Lost Bass Project" promete "fazer história na música" e já reúne centenas de pistas

Paul McCartney com o baixo em apresentação de "Twist & Shout".Créditos: Reprodução/Twist & Shout
Escrito en CULTURA el

“Bem-vindo ao projeto The Lost Bass e ao maior mistério do rock and roll. Esta é a busca pelo baixo mais importante da história”, diz a mensagem de boas-vindas no site do projeto, lançado por fãs neste domingo (3) para achar o baixo perdido de Paul McCartney, ex-integrante da banda The Beatles.

A busca se tornou global e o projeto, também formado por pesquisadores dedicados à banda, já conta com diversas pistas de onde o instrumento possa estar.

De acordo com o grupo, o desaparecimento do baixo alimentou rumores, teorias da conspiração e falsos achados nos últimos 55 anos, mas “ninguém jamais concluiu claramente onde o baixo foi guardado e ninguém apresentou um relato do que aconteceu com ele”.

O instrumento é um baixo elétrico Höfner 500/1, comprado por McCartney por US$ 37 em 1961 em uma loja de Hamburgo, na Alemanha. Foi considerado seu favorito, segundo o projeto, que tem como líder Nick Wass, que por 12 anos foi gerente de marketing e desenvolvedor de guitarras elétricas da marca Höfner. Ele é considerado o “maior especialista mundial do baixo desaparecido de McCartney”.

“Este é o baixo que McCartney tocou em Hamburgo em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações de Abbey Road – ele impulsionou a Beatlemania e moldou o som do mundo moderno”, diz o The Lost Bass Project.

O projeto conta que está “realizando pesquisas direcionadas com base em informações e insights existentes” e que agora estava no meio de “reunir e responder a novas informações e insights compartilhados por pessoas de todo o mundo”.

Para participar “do projeto global que pode fazer história na música”, basta acessar o site na parte “Envolver-se” e enviar seus dados e informações sobre o instrumento.

“Paul ficaria muito feliz e emocionado se esse baixo pudesse voltar para ele”, diz Nick. “Eu sei porque conversei com ele sobre isso”.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar