Conhecida pelo sucesso que obteve dando vida à personagem Candoca, na novela “Mar do Sertão”, exibida recentemente na TV Globo, a atriz Isadora Cruz está encarando problemas em relação à saúde pela segunda vez.
Ela foi internada, na segunda-feira (24), depois de ser diagnosticada com pielonefrite aguda, uma manifestação grave de infecção nos rins.
Te podría interesar
A própria Isabela revelou o problema em seu perfil no Instagram. A artista descreveu como estava se sentindo: “Queimando de febre, com calafrios e a dor espalhando-se por todo o abdômen até irradiar para as pernas, a ponto de não conseguir andar”.
Ao longo da semana, sua situação piorou, o que foi constatado em uma recaída: “Voltei a sentir bastante dor. Agora, estou a caminho do hospital para refazer os exames e investigar o que pode estar acontecendo”, declarou a atriz, em entrevista à coluna Play, em O Globo.
Te podría interesar
A pielonefrite aguda é uma forma não muito comum de infecção urinária. É caracterizada pelo deslocamento da infecção para o trato urinário alto, alcançando os rins por meio dos ureteres. Essa condição é perigosa, pois existe o risco de as bactérias invadirem a corrente sanguínea, provocando, até mesmo, infecção generalizada.
Os sintomas são febre, dor lombar e mal-estar geral e o diagnóstico requer exames de urina e cultura para identificar o aumento dos glóbulos brancos e o crescimento da bactéria. Exames de imagem também podem ser necessários.
Algumas ações de prevenção
-Beber água frequentemente. A quantidade ideal varia de pessoa. Por isso, é importante observar se a urina está sempre clara.
-Urinar, no mínimo, a cada quatro horas. A bexiga cheia pode favorecer o crescimento de bactérias.
-Urinar logo depois das relações sexuais, pois o jato de urina auxilia para “lavar” as vias urinárias, prevenindo infecções.
-É recomendável usar peças de roupas feitas com tecidos que absorvem o suor, como algodão. Evitar ficar muito tempo com roupas molhadas.
-Usar camisinha e fazer exames de rotina, com o objetivo de afastar o perigo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).