A obra “O Pequeno Príncipe”, escrita por Antoine de Saint-Exupéry com o título original Le Petit Prince, completou este ano seus 80 anos no mês de abril e teve sua primeira publicação em Nova York, nos Estados Unidos, no ano de 1943.
Muito do que permeia a história de “O Pequeno Príncipe”, está na biografia de Antoine e suas vivências, ele era um piloto de avião apaixonado pelos céus e já havia escrito três outras obras, chamadas O Aviador (1926), Correio Sul (1929) e Voo Noturno (1931), mas daí escutou a proposta de um dos sócios da editora e pensou em escrever seu primeiro conto infantil.
Te podría interesar
“O Pequeno Príncipe” conta a história de um piloto que cai no deserto do Saara e encontra um menino loiro que diz ser um príncipe do asteroide B 612. O pequeno príncipe relata suas viagens a outros planetas, onde conhece personagens que representam distintos aspectos da natureza humana.
Ele pede ao piloto para que ele desenhe um cordeiro numa folha de papel, mas logo é frustrado em relação aos seus desenhos, pois ninguém conseguia interpretar as suas artes da forma certa.
Te podría interesar
O príncipe estaria à procura de um carneiro para se alimentar das árvores que estariam crescendo em excesso no asteroide conhecido por B 612, sua terra, que teria apenas uma rosa vermelha e três vulcões, sendo um deles inativo.
O livro, que não é destinado apenas às crianças, é um convite à reflexão sobre o amor, a amizade, a solidão e o sentido da vida, com uma linguagem poética e filosófica, que leva a refletir sobre as pequenas coisas da vida.
Algumas frases muito famosas são geralmente partilhadas e muito apreciadas entre os leitores, como "O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração”, "As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes" e "É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou".
Veja algumas curiosidades
- A famosa obra foi lançada primeiro nos Estados Unidos, em 1943, e não na França, seu país de origem. O autor só viu o livro impresso em francês em 1944, pouco antes de partir para a África como piloto do Exército americano, em uma missão contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.
- As ilustrações da obra foram feitas pelo próprio Antoine de Saint-Exupéry em guardanapos de um restaurante em Nova York. O autor gostava de desenhar em cartas, cadernos, envelopes a toda hora em qualquer lugar e dizem que ele herdou o dom de sua mãe, Marie
- O monge beneditino d. Marcos Barbosa (1915-1997), membro da Academia Brasileira de Letras, foi responsável pela primeira tradução brasileira da obra, em 1952
- Atrás apenas da Bíblia e da saga de Harry Potter, “O Pequeno Príncipe” é a terceira obra literária mais lida e traduzida no mundo, contando com versões em mais de 300 idiomas
- Houve o rendimento de muitas adaptações: em 1974, um filme musical chamado The Little Prince foi lançado e nos anos 1980, uma série de desenhos animados com o personagem foi realizada, por exemplo
- Chegando ser proibido na Argentina, por ordem do general Rafael Videla, durante a ditadura militar de 1976-1981 “O Pequeno Príncipe” foi considerado uma obra cheia de “ideias subversivas”