Aos 89 anos, morreu nesta quinta-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, o saxofonista Wayne Shorter, um dos maiores instrumentistas do jazz moderno, parceiro e amigo do brasileiro Milton Nascimento. Shorter veio a óbito no hospital e não teve a causa da morte divulgada até o momento.
"Hoje é um dos dias mais difíceis da minha vida. Dia de me despedir de parte de tudo o que eu sou. Wayne Shorter foi - e sempre será - mais do que um parceiro musical. Desde que nos conhecemos, nunca nos separamos", escreveu Milton Nascimento em sua página no Instagram, com diversas fotos dos dois juntos.
Te podría interesar
Milton e Shorter gravaram o disco Native Dancer, 15º álbum do saxofonista estadunidense que convidou o brasileiro para a parceria após se apaixonar pelo disco Clube da Esquina, gravado três anos antes.
“A música de Milton Nascimento tem a bravura da pessoa que vai sozinha para o meio da floresta caçar um leão e o leva de volta à vila. Essa sonoridade flui por nossas veias e nos torna mais humanos”, disse Shorter ao jornal Estado de Minas em 2022, na despedida de Milton dos palcos.
Te podría interesar
Nascido em 25 de agosto de 1933 em Newark, estado de Nova Jersey, nos EUA, Shorter é considerado um dos maiores nomes do Jazz de todos os tempos.
O saxofonista integrou três bandas lendárias do jazz: Jazz Messengers, com o baterista Art Blakeys, o quinteto de Miles Davis, que tinha ainda John Coltrane, e o Wheather Report, já nos anos 70, com nomes como Joe Zawinu e o percussionista brasileiro Airto Moreira.
Shorter ainda venceu o Grammy 11 vezes, além de receber o prêmio pelo conjunto de sua obra.