Baseado no livro homônimo do Deputado Federal Constituinte Hermes Zaneti e dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, o documentário “O Complô’ apresenta os bastidores da gestão da dívida pública federal, com um resgate histórico do tema desde a Assembleia Nacional Constituinte, e joga luz nos seus impactos sobre o cotidiano da população brasileira.
O Complô mostra como um conjunto de atores econômicos e políticos se organiza, atua e se faz representar nas esferas política, jurídica, econômica e de comunicação, e se valendo de todo tipo de trama política, jurídica e midiática, inclusive durante a Assembleia Constituinte, se apropria e conduz a formulação e a gestão da política econômica, especialmente das finanças públicas, e interfere, tenta dirigir e até boicotar, nossos sonhos, escolhas e projetos políticos para o país.
Ao contar essa história e revelar essas tramas, o documentário também desmascara a narrativa daqueles atores que tentam vender para a sociedade que os nossos direitos sociais, conforme aprovados pela Assembleia Constituinte e dispostos na Constituição Federal de 1988 não cabem no orçamento público, e, portanto, teríamos que escolher entre aceitar a precária prestação de serviços públicos de saúde, educação, previdência, assistência social, transporte, moradia e cultura como vem ocorrendo, ou pagar para ter acesso ao serviços de melhor qualidade (escolas privadas, planos de saúde e de previdência privada etc.
Ao falar e mostrar a precarização dos serviços públicos de saúde, educação, moradia, transporte, e levar o espectador a perceber que essa situação decorre do modelo de gestão das finanças públicas, que trata de forma desigual os contribuintes – premiando o ‘andar de cima’ com isenção e “sonegação tolerada” de tributos, e lhes garantindo uma renda certa de juros de uma dívida pública que em nada atendeu os interesses maiores da sociedade – O Complô demonstra que esse modelo termina por precarizar os serviços públicos, o emprego e a renda dos servidores do Estado.
“O filme é necessário porque nos ajuda a entender como essa máquina pública funciona a favor dos rentistas e como nós podemos, enquanto sociedade, nos unir para reverter a situação”, declara Cassol.
“Todos os que estão envolvidos nessa denúncia têm muita coragem. A nossa esperança é de que a mensagem do filme seja levada para o povo brasileiro, e que isso nos ajude a libertar o Brasil do sistema rentista do qual somos escravos”, complementa Zaneti.
Te podría interesar
Com produção da Filmes de Junho associada com a Abravídeo, o curta-metragem conta com narração da atriz Manuela do Monte e atuação do próprio Hermes Zaneti. ‘O Complô’ têm recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Libras e Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) para que qualquer pessoa com deficiência visual ou auditiva possa assistir.
O filme foi viabilizado com recursos de dezenas de entidades do movimento social organizado e pessoas físicas, a partir de campanha de financiamento coletivo.
Após a sessão, será realizado um debate com as presenças de Hermes Zaneti, do Deputado Constituinte/1988; Luiz Alberto Cassol, Diretor do filme, Roseli Faria (Analista de Planejamento e Orçamento) e convidados.
Serviço: Lançamento nacional do curta-metragem ‘O Complô’
Quando: 1º de março, às 19h
Onde: Teatro dos Bancários, EQS 314/315 – Brasília
Quanto: entrada franca limitada à capacidade do teatro (473 lugares)
Debate: após a exibição do filme haverá debate com convidados.
Link para transmissão on line: https://youtube.com/live/3B22daf-4EY?feature=share
Ficha técnica: ‘O Complô’ (Brasil, Documentário, 2022)
Com: Hermes Zaneti
Depoimentos: Fátima Silva (Secretária Geral da CNTE), Paulo Egon (Professor), Roseli Faria (Analista de Planejamento e Orçamento) e Wellington Duarte (Professor do Departamento de Economia da UFRN)
Direção: Luiz Alberto Cassol
Narração: Manuela do Monte
Roteiro: Luiz Alberto Cassol e Luciano Ribas
Consultoria de Roteiro: Gilberto Perin
Direção de Fotografia: Waldir de Pina
Direção de Produção: Ruy Godinho
Montagem e Correção de Cor: Marcio Papel
Videografismo e Desing: Aline Bastos D´Ávila
Trilha Sonora Original: Duca Duarte
Produção: Luiz Alberto Cassol e Ruy Godinho
Consultoria Técnica: Ricardo Berzoini e Paulo Egon