LUTO

Músico e amigo de Paul McCartney, Denny Laine, morre aos 79 anos

Guitarrista foi fundador das bandas Moody Blues e Wings, esta junto com Linda e Paul McCartney em 1971; ex-beatle lamenta morte

Paul McCartney e Denny Laine após o fim dos Beatles.Créditos: Reprodução | Instagram @paulmccartney
Escrito en CULTURA el

O músico Denny Laine, co-fundador da banda Wings ao lado de Paul McCartney, morreu nesta terça-feira (5) aos 79 anos. Além de sua contribuição no Wings, Laine também foi um dos fundadores do grupo Moody Blues. De acordo com a revista Rolling Stone, o guitarrista lutava contra uma doença pulmonar.

Elizabeth Hines, esposa de Denny, disse que estava ao seu lado quando morreu. "Eu estava ao lado de sua cama, segurando sua mão enquanto tocava suas músicas de Natal favoritas para ele. Meu mundo nunca mais será o mesmo. Denny era uma pessoa incrivelmente maravilhosa, tão amorosa e doce comigo. Ele tornou meus dias coloridos, divertidos e cheios de vida – assim como ele", escreveu elas nas redes sociais.

Ele enfrentava uma condição de saúde chamada doença pulmonar intersticial (DPI), caracterizada pela formação gradual de cicatrizes no tecido pulmonar. Ao saber da morte do amigo, Paul McCartney também se manifestou. "Fiquei muito triste ao saber que meu ex-companheiro de banda, Denny Laine, morreu. Tenho muitas boas lembranças do meu tempo com Denny: desde os primeiros dias em que os Beatles faziam turnês com os Moody Blues", afirmou o ex-beatle.

"Nossas duas bandas tinham muito respeito uma pela outra e se divertiam muito juntas. Denny entrou para o Wings logo no início. Ele era um excelente vocalista e guitarrista. Sua performance mais famosa é provavelmente Go Now, uma antiga canção de Bessie Banks que ele cantava brilhantemente. Ele e eu escrevemos algumas músicas juntos, sendo a mais bem-sucedida Mull of Kintyre, que foi um grande sucesso nos anos 1970. Nós nos afastamos, mas nos últimos anos conseguimos restabelecer nossa amizade e compartilhar lembranças de nossos tempos juntos", completou Paul. “Foi um prazer conhecê-lo. Todos nós sentiremos sua falta".

Quem era Denny Laine?

Originário de Birmingham, na Inglaterra, obteve reconhecimento no cenário musical pela primeira vez em 1964 como membro da banda Moody Blues, junto a Ray Thomas e Mike Ponder. Denny Laine colaborou com Paul e Linda McCartney para estabelecer a banda Wings, logo após o término dos Beatles. A trajetória do grupo culminou no início dos anos 80, tendo lançado álbuns aclamados como "Band on the Run" e produzido sucessos como "Live and Let Die", "Jet" e "Mull of Kintyre".

“Eu e Paul tínhamos as mesmas influências musicalmente e nos conhecíamos desde os anos 60 (...) Foi muito fácil. Foi fácil conseguir um bom ritmo nas músicas um do outro, e acho que foi isso que tornou o álbum popular”, disse Laine em entrevista a revista Billboard em 2023.

Atualmente, Paul McCartney encontra-se no Brasil, realizando oito apresentações em cinco cidades da turnê “Got Back Tour”. Já passou por Brasília e Belo Horizonte, com shows ainda programados em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Todos os ingressos já foram vendidos.