MAIS UMA VEZ

Regina Duarte posta fake news sobre Nando reis e é advertida novamente pelo Instagram

Vídeo compartilhado nas redes sociais já havia sido identificado como falso antes

Regina Duarte publicou um vídeo falso de vaias e gritos de 'mito' contra o cantor Nando Reis.Créditos: Wikimedia Commons e Reprodução/Instagram
Escrito en CULTURA el

Devido à publicação de um conteúdo falso, desta vez envolvendo o cantor Nando Reis, de 60 anos, Regina Duarte, de 76 anos, compartilhou um vídeo manipulado, onde aparecia supostas vaias ao cantor durante sua apresentação no Rock in Rio, em 2022.

A ex-atriz publicou um vídeo editado com o intuito de evidenciar alegadas vaias e gritos de "mito" contra o cantor durante sua apresentação no Rock in Rio 2022, depois de ele expressar críticas a Jair Bolsonaro. O vídeo se tornou popular entre os apoiadores do ex-presidente, especialmente após ser compartilhado por Duarte com a legenda "mito", uma referência ao apelido frequentemente associado ao político por seus seguidores.

Ao sinalizar a publicação de Duarte como enganosa, o Instagram enfatizou que o vídeo já havia sido verificado como falso por "verificadores de fatos independentes", como a Agência Lupa. A plataforma destacou que a gravação em questão não tem origem no Rock in Rio, um evento no qual Reis nem mesmo se apresentou na edição de 2022.

Além disso, a rede social enfatizou que os áudios contendo vaias a Reis e gritos de "mito" foram inseridos com o intuito de criar a falsa impressão de que o artista tinha sido hostilizado por todos. No entanto, embora houvesse o aviso, seguidores alucinaram nos comentários. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Regina (@reginaduarte)

Na verdade, a apresentação de Nando Reis ocorreu no festival Prime Rock Brasil, ocorrido em Belo Horizonte no dia 16 de julho do ano passado. Durante esse evento, o cantor subiu ao palco ao lado de uma liderança indígena, manifestou seu apoio à causa dos povos originários e recebeu tanto manifestações de apoio quanto de reprovação por seu pedido de "fora, Bolsonaro", de acordo com a agência de fact-checking Lupa.

O cantor foi crítico da administração de Bolsonaro e apoiou o manifesto "Ato pela Terra contra o pacote de destruição", que se posiciona contra o marco temporal das terras indígenas. Tema este debatido e aprovado no Congresso no decorrer deste ano, mas teve seus principais pontos vetados pelo presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT)

Nando Reis é notório por não esconder suas convicções políticas, que se encontram de maneira firme e engajada à esquerda, com um firme compromisso em defesa dos direitos humanos.

Não é a primeira vez

Regina Duarte compartilhou informações falsas em outros momentos, recebendo uma advertência do Instagram. A plataforma já emitiu um aviso para quem tenta seguir o perfil da atriz devido às frequentes divulgações de "informações falsas" por parte dela.

Em seu perfil, Duarte já questionou a veracidade das dificuldades enfrentadas pelo povo Yanomami durante a gestão de Bolsonaro, disseminou informações incorretas sobre a eficácia das vacinas e levantou dúvidas infundadas sobre a transparência do processo eleitoral brasileiro. Além disso, compartilhou a mesma informação falsa que motivou os tumultos em Brasília nos atos golpistas de 8 de janeiro.