HUMOR E SAMBA

Mussum, o Filmis: 5 curiosidades sobre Mussum

Além da comédia, Antônio Carlos Gomes Bernardes também fez carreira no samba e no militarismo

Mussum.Créditos: Reprodução
Escrito en CULTURA el

Conhecido principalmente pelo seu personagem em Os Trapalhões, Antônio Carlos Gomes Bernardes, o Mussum, traçou carreira em muitas outras áreas além da comédia, como o militarismo e o samba

Mussum nasceu em 1941 na Zona Norte carioca e foi criado pela mãe, Malvina Bernardes Gomes, que relutou para colocá-lo em uma escola, mas depois que o filho entrou para colégio interno, se encheu de orgulho e o incentivou para os estudos. 

O filme "Mussum, O Filmis", retrata as diversas facetas do ator, humorista, sambista e militar e pode surpreender alguns telespectadores que o conheciam apenas pelo seu papel em Os Trapalhaões. Abaixo, veja algumas curiosidades

1- Carreira militar 

Mussum serviu na Força Aérea Brasileira durante oito anos, onde conquistou a graduação de cabo. Nessa época, ele também tocava junto aos Os Modernos do Samba, no Morro da Mangueira, escondido de sua mãe, que tinha receio do filho ser visto como “vagabundo” ao tocar samba. 

2 - Sambista 

Após largar a farda, e já conhecido como “Carlinhos do reco-reco”, Mussum fundou seu próprio grupo de samba, "Os Sete Modernos do Samba", que posteriormente seria chamado de “Os Originais do Samba”, na década de 1960. O grupo fez grande sucesso, tendo se apresentado até fora do país, como pela Europa e Estados Unidos. Juntos por 14 anos, Os Originais lançaram 13 álbuns, ganharam diversos prêmios como discos de ouro e ficaram reconhecidos como grande nome do samba raiz

O grupo era composto por Mussum (reco-reco), Bide (cuíca), Chiquinho (ganzá), Lelei (tamborim), Rubão (surdo), Bigode (pandeiro) e Branca de Neve (violão).

Mussum também era apaixonada pela Mangueira, escola de samba do coração, onde realizou projetos sociais para as crianças da comunidade e chegou até a ser diretor da ala das baianas. Em 2022, foi homenageado pela Lins Imperial, que tem as mesmas cores verde e rosa da Estação Primeira, que é sua madrinha.

3 - Ensinou a mãe a ler 

Após entrar para colégio, já com cerca de 7 anos de idade, Mussum pôde ensinar sua mãe a ler. 

“Burro preto tem um monte. Preto burro não dá”, era uma frase que sua mãe sempre dizia para incentivá-lo aos estudos.

4 - Tocou com grandes nomes da MPB

Elza Soares, Elis Regina, Jorge Ben e Vinícius de Moraes foram alguns dos grandes nomes da Música Popular Brasileira com quem os Originais do Samba se apresentaram. “Cade Tereza?”, presente de Jorge Ben, ficou famosa na voz do grupo. 

5 - Sufixo “is” foi criado por Chico Anysio 

A característica marcante de Mussum como personagem é a presença dos sufixos évis” e “is” ao final das palavras. Essa mania foi criada por Chico Anysio após convidar o humorista para atuar na Escolinha do Professor Raymundo. De início, Mussum questionou se isso teria graça para o público.