DO BRASIL PARA O MUNDO

Filmes brasileiros premiados chegam ao Canadá

“Retratos Fantasmas”, “Elis & Tom”e “Nosso sonho” vão integrar festivais em Toronto e Montreal

"Brazil Film Fest", em Toronto, e do Festival du Film Brésilien, em Montreal recebem filmes brasileiros.Créditos: Reprodução de vídeo
Escrito en CULTURA el

Chegam ao Canadá filmes brasileiros premiadíssimos este ano. A programação do "Brazil Film Fest", em Toronto, e do "Festival du Film Brésilien", em Montreal, confere destaque para 27 títulos brasileiros

Alguns dos títulos em exibição incluem "Nosso Sonho", dirigido por Eduardo Albergaria, "Elis & Tom, só tinha de ser com você", de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, "Eduardo e Mônica", dirigido por René Sampaio, "Andança - Os encontros e as memórias de Beth Carvalho", de Pedro Bronz, "Medida Provisória", dirigido por Lázaro Ramos e "Três Verões", de Sandra Kogut.

Cena do filme 'Andança", de Pedro Bronz. Créditos: Divulgação

Ao todo 13 filmes nacionais serão exibidos na sala TIFF - Bell Lightbox, em Toronto, entre os dias 24 a 26 de novembro. Este é o principal complexo cinematográfico da cidade, situado na região de Downtown. A 16ª edição do Brazil Film Fest, conforme destacado pela diretora e curadora Katia Adler, tem como propósito "apresentar ao público a produção audiovisual brasileira, expondo toda a diversidade das culturas do Brasil e o potencial do cinema nacional".

Público do filme "Elis & Tom" no Canadá. Créditos: Divulgação

A programação em Montreal ocorrerá no Cinéma du Parc, de 1º a 7 de dezembro. São quatorze filmes brasileiros, entre documentários e ficções, marcam presença no prestigiado evento. Algumas das obras incluem "Noites Alienígenas", dirigido por Sérgio de Carvalho, "O Canto Livre de Nara Leão", de Renato Terra, "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, e "Pérola", dirigido por Murilo Benício.

Retratos Fantasmas. Créditos: Divulgação

“São festivais de resistência, que há mais de 17 anos promovem a transversalidade artística e proporcionam ao público, a oportunidade de conhecer as obras brasileiras, que muitas vezes, não chegam às telas dos cinemas internacionais”, afirmou a diretora. 

O Consulado Geral do Brasil em Toronto, o Instituto Guimarães Rosa e a transportadora Mellohawk patrocinam os festivais. Além destes, os eventos recebem apoio do Trade Café, do Conselho Brasileiro de Cidadania de Ontário (Concid) e da Brasil Remittance. Assista abaixo o vídeo sobre o 17º festival no Canadá: