Na manhã deste sábado (7), o grupo político islâmico-palestino Hamas declarou guerra a Israel com uma operação militar surpresa denominada "Tempestade Al-Aqsa" que lançou mísseis, foguetes e operações militares terrestres ao território israelense. O Estadode Israel contra-atacou com bombardeios aéreos sobre a cidade de Gaza, epicentro da atuação do grupo palestino.
O conflito já soma mais de 1100 mortos, enquanto os debates em todo mundo a seu respeito transcorrem acalorados. Para entender melhor o conflito, que tem uma longa contextualização histórica desde a 1967, com a Guerra dos Seis Dias, quando Israel invadiu os territórios da Cisjordânia e de Gaza, separamos alguns filmes e documentários que narram os episódios dessa guerra.
Te podría interesar
Filmes
-
“Lemon Tree” (2008), de Eran Riklis e Ira Riklis
Salma Zidane, uma viúva palestina, vê sua plantação de limões, de onde tira seu sustento, ser ameaçada quando o ministro da Defesa de Israel se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança israelense logo declara que os seus limoeiros colocam em risco a segurança do ministro e precisam ser derrubados. Ela procura ajuda da Autoridade Palestina e do Exército Israelense, que se negam a ajudar. Então, um jovem advogado palestino, Ziad Daud, se envolve no caso.
Te podría interesar
- Bubble (2006), de Eytan Fox
Três jovens vivem em um bairro isolado de Tel Aviv, em Israel, apelidado de “bolha” por estar deslocado do conflito. Eles levam uma vida comum até que um deles se apaixona por um palestino, que se muda ilegalmente para o apartamento dos três.
- “Budrus” (2009), de Julia Bacha
O filme narra a luta dos palestinos através da história de Ayed Morrar, um líder comunitário que conseguiu unir membros do Fatah, do Hamas e apoiadores israelenses em um movimento desarmado para proteger sua aldeia, na Cisjordânia, da construção do Muro de Separação de Israel. Essa batalha se tornou um símbolo de resistência e alcançou a vitória em 2003.
- Gaza Deixada no Escuro (2012)
O filme retrata as constantes quedas de energia causadas pelo fornecimento limitado de eletricidade em Gaza e o seu impacto na vida cotidiana dos palestinos daquela região. O corte constante de energia impede que eles fiquem ativos nas redes sociais, denunciando a situação.
- Disturbing the peace (2016), de Stephen Apkon e Andrew Young
O filme segue um grupo de ex-combatentes inimigos, entre israelenses e palestinos, que se juntaram para dizer “basta”. O filme traça a jornada de transformação de soldados comprometidos com a luta armada para ativistas da paz não violentos.
- Kedma (2002), de Amos Gitai
Em 1948, sete dias antes da criação do Estado de Israel, o navio Kedma chega à Palestina com um grupo de judeus refugiados da Europa, encontrando uma guerra local entre as tropas inglesas e o exército secreto judeu, que os impede de desembarcar.
Documentários
- Morte em Gaza (2004), de James Miller
O documentário que narra a questão Palestina a partir de três territórios: Cisjordânia, Gaza e Rafah - e a partir da história de três crianças: Ahmed e Mohammed, ambos de 12 anos, e Najla, de 16 anos. Durante as filmagens, o produtor e diretor James Miller foi assassinado por um soldado israelense.
- Nascido em Gaza (2014), de Hernán Zin
Documentário com foco na ocupação israelense na Palestina e seus efeitos sobre as crianças de Gaza. O filme acompanha a história de cerca de dez crianças que contam como é sua vida cotidiana após o horror da guerra em Gaza no verão de 2014.
- Checkpoint (2003), de Yoav Shamir
A partir da frustração e da humilhação que enfrentam os palestinos, o longa mostra como a população lida com as limitações em seu dia a dia nos bloqueios das estradas controlados por militares israelenses nos territórios ocupados.
- A Palestina ainda é o problema (2002), de Carlton Television
John Pilger, responsável por escrever o documentário, visita o Médio Oriente e tenta descobrir por que a paz é ilusória. A partir de entrevistas com israelitas, entre conselheiros do governo e críticos, e palestinos, o filme se aprofunda para explicar ao público ocidental por que os palestinos sentem que devem continuar a resistir à ocupação dos “territórios” e lutar contra o bloqueio da Faixa de Gaza.
- Os Palestinos nos Livros Escolares de Israel (2012), de Andy Trimlett
Nurit Peled-Elhanan fala de sua pesquisa relacionada com o conteúdo dos livros didáticos de Israel. Ela expõe em detalhes como estes livros são elaborados com o objetivo de desumanizar o povo palestino e fomentar nos jovens estudantes israelenses a base de preconceitos que lhes permitirá atuar de forma cruel e insensível com o mesmo durante o serviço militar.
- Paz, Propaganda e a Terra Prometida (2004), de Sut Jhally e Bathsheba Ratzkoff
O documentário faz uma comparação entre a cobertura jornalística internacional e dos EUA, buscando mostrar as distorções da cobertura estadunidense no conflito entre Israel e Palestina e como a ocupação israelense da Cisjordânia e de Gaza permanece escondida na mídia.
- Para atirar em um elefante (2009), de Alberto Arce e Mohammad Rujailahk.
Narra do interior da Faixa de Gaza os acontecimentos durante o bombardeio de 2008 e 2009.
- A História Sionista (2009), de Ronen Berelovich
Um ex-soldado israelense, arrependido pela sua participação nas ocupações, conhece a violência que aterroriza todo o estado Palestino e o povo árabe com a limpeza étnica, as execuções, torturas e prisões sem julgamento de jovens, idosos, crianças e mulheres.