UMA OBRA-PRIMA

‘Elis & Tom’: documentário de um dos maiores álbuns brasileiros vai tentar indicação ao Oscar

Gravado em Los Angeles, disco marcou encontro de dois dos maiores nomes da música popular brasileira

Capa do álbum Elis & Tom.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O filme “Retratos Fantasmas”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2024. Em paralelo, o documentário “Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você”, de Roberto de Oliveira, também buscará reconhecimento, mas na categoria de Melhor Documentário.

O documentário de um dos melhores e mais marcantes álbuns brasileiros já criados já conseguiu atrair uma audiência de 40 mil pessoas nos cinemas brasileiros, sendo reconhecido como o melhor filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Além disso, a produção teve a honra de ser exibido durante o “Marché du Film”, um prestigioso evento da indústria cinematográfica que ocorre no Festival de Cannes, na França.

“Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você” é um documentário que oferece uma visão íntima dos bastidores da criação de um álbum icônico da música brasileira. O processo de gravação, que ocorreu no MGM Studios em Los Angeles em 1974, foi marcado por uma série de desafios e tensões. Apesar desses obstáculos, o álbum emergiu como uma obra-prima, consolidando o encontro de dois dos maiores talentos da música popular brasileira da época.

O álbum “Elis & Tom” foi recebido com aclamação crítica e é frequentemente citado como um dos melhores álbuns brasileiros de todos os tempos. Uma das faixas mais notáveis do álbum é a interpretação inesquecível de Elis Regina de “Águas de Março”.

Durante as gravações, Oliveira, que era empresário de Elis, filmou os bastidores. Nela, Tom não aceitava muito a ideia de ter piano elétrico e guitarra na gravação. A narrativa do filme passa justamente por esse conflito inicial que, com o passar das gravações, se dissipam.

“Elis & Tom” não se limita apenas a imagens de arquivo. O filme também apresenta depoimentos de personalidades influentes ligadas à música e aos protagonistas. Entre eles estão Wayne Shorter, André Midani, Roberto Menescal, João Marcello Bôscoli e Beth Jobim. O álbum completará 50 anos em 2024, justamente no ano que busca concorrer à premiação internacional de filmes e elencos mais conhecida do mundo. 

Assista ao trailer do documentário: