O filme “Retratos Fantasmas”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2024. Em paralelo, o documentário “Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você”, de Roberto de Oliveira, também buscará reconhecimento, mas na categoria de Melhor Documentário.
O documentário de um dos melhores e mais marcantes álbuns brasileiros já criados já conseguiu atrair uma audiência de 40 mil pessoas nos cinemas brasileiros, sendo reconhecido como o melhor filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Além disso, a produção teve a honra de ser exibido durante o “Marché du Film”, um prestigioso evento da indústria cinematográfica que ocorre no Festival de Cannes, na França.
Te podría interesar
“Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você” é um documentário que oferece uma visão íntima dos bastidores da criação de um álbum icônico da música brasileira. O processo de gravação, que ocorreu no MGM Studios em Los Angeles em 1974, foi marcado por uma série de desafios e tensões. Apesar desses obstáculos, o álbum emergiu como uma obra-prima, consolidando o encontro de dois dos maiores talentos da música popular brasileira da época.
O álbum “Elis & Tom” foi recebido com aclamação crítica e é frequentemente citado como um dos melhores álbuns brasileiros de todos os tempos. Uma das faixas mais notáveis do álbum é a interpretação inesquecível de Elis Regina de “Águas de Março”.
Te podría interesar
Durante as gravações, Oliveira, que era empresário de Elis, filmou os bastidores. Nela, Tom não aceitava muito a ideia de ter piano elétrico e guitarra na gravação. A narrativa do filme passa justamente por esse conflito inicial que, com o passar das gravações, se dissipam.
“Elis & Tom” não se limita apenas a imagens de arquivo. O filme também apresenta depoimentos de personalidades influentes ligadas à música e aos protagonistas. Entre eles estão Wayne Shorter, André Midani, Roberto Menescal, João Marcello Bôscoli e Beth Jobim. O álbum completará 50 anos em 2024, justamente no ano que busca concorrer à premiação internacional de filmes e elencos mais conhecida do mundo.
Assista ao trailer do documentário: