ANIMAGE

ANIMAGE, principal festival de animação mundial do Brasil, começa em Pernambuco

O festival lança cinco longas-metragens inéditos no Brasil, além de exibir mostras competitivas e especiais de curtas

Cena de Cadê Heleny?.Créditos: Reprodução de Vídeo/Divulgação
Escrito en CULTURA el

A 13ª edição do ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco começa nesta terça-feira (3), em Recife (PE), e vai até sexta-feira (6). O evento é o principal encontro na atualidade do cinema de animação mundial no Brasil. A programação, totalmente gratuita e para todas as idades, ocupa as salas de cinema do Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE, com longas-metragens e curtas, distribuídos na Mostra Competitiva e nas mostras especiais, além de masterclass e bate-papo com realizadores.

A noite de abertura do ANIMAGE traz a estreia nacional de ‘Bizarros Peixes das Fossas Abissais’, primeiro longa-metragem dirigido por Marcelo Marão, e ‘Ciranda Feiticeira’, novo curta do pioneiro pernambucano Lula Gonzaga e Tiago Delácio (dia 3/10, terça-feira, no Teatro do Parque).

A seleção de longas do ANIMAGE 2023 traz as estreias no Brasil da premiada produção francesa ‘Le Petit Nicolas’, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre, a alemã ‘Johnny & Me - A Journey Through Time with John Heartfield’, de Katrin Rothe, a camaronese ‘La Grotte Sacrée’, de Daniel Minlo e Masso Cyrille e a portuguesa ‘Os Demônios do Meu Avô’, de Nuno Beato. Completam a programação de longas-metragens: ‘Placa-Mãe’, do brasileiro Igor Bastos e ‘Velhas Lendas Tchecas’, um clássico da Tchecoslováquia, de Jirí Trnka.

Mostras especiais

As mostras especiais, outro ponto forte do ANIMAGE, trazem este ano as seguintes abordagens: Mostra Africana, Mostra Brasil, Mostra Erótica, Mostra Retrospectiva Marão, Mostra Argentina Our Fest e Mostra Hermína Týrlová.

O ANIMAGE oferece ao público experiências cinematográficas de diversão e reflexão. Em um mundo cada vez mais tecnológico, as diferentes e criativas técnicas de animação fascinam os espectadores. Filmes de variadas regiões do globo, clássicos, contemporâneos e atemporais, carregam expressões visuais inventivas, sejam elas gráficas, artesanais, digitais, bidimensionais ou tridimensionais.

O estímulo à formação de novas plateias segue presente no festival, com sessões para as crianças, de curtas e um longa-metragem.

"O festival segue firme em seu propósito de apresentar o melhor da animação produzida no Brasil e no mundo, obras que provoquem experiências transformadoras, que dialoguem com adultos e crianças. A proposta do ANIMAGE é apresentar um conteúdo arrojado, que justifique sua posição entre os os mais relevantes festivais de cinema do país.", comenta Antonio (Gutie) Gutierrez, diretor do festival.

O ANIMAGE se posiciona como o principal evento de cinema de animação em atividade no Brasil - e importante janela de exibição e fomento da animação brasileira fora do eixo Rio-São Paulo.  O festival aposta na originalidade e diversidade no cinema de animação, oferecendo ao público a riqueza das técnicas, temáticas variadas e filmes produzidos em diversos países. 

"Cadê Heleny?"

Um dos destaques do festival é "Cadê Heleny?", de Esther Vital (Brasil), com conteúdo político, relacionado à ditadura militar, um documentário em animação sobre Heleny Guariba, desaparecida política que foi torturada.

Serviço:

ANIMAGE – 13º Festival Internacional de Animação de Pernambuco

Data: 3 a 8 de outubro 2023

Onde: Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE

Ingresso: gratuito (distribuídos 1h antes de cada sessão)

Classificação indicativa na programação

Acesse: www.animagefestival.com, nas redes @animagefestival

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar