ARTE

Mistério - Escultura avaliada em quase R$ 20 milhões está desaparecida, diz museu europeu

Obra de arte tem mais de 2 metros de altura, mas mesmo assim não consegue ser encontrada entre os arquivos da instituição

Imagem Ilustrativa.Créditos: Freepik
Escrito en CULTURA el

Fontes do Museu de Glasgow, na Escócia, anunciaram nesta segunda-feira (16) que uma escultura do artista francês Auguste Rodin está desaparecida. A obra é, atualmente, avaliada em cerca de 3 milhões de libras, o equivalente a quase R$ 18,5 milhões.

Trata-se de uma estátua de mais de dois metros de altura representando Jean d'Aire, um dos personagens que aparecem em "Os Burgueses de Calais", famoso conjunto escultórico de Rodin.

Como a obra foi perdida

Rodin teria feito “Os Burgueses de Calais” entre 1884 e 1895, para, a pedido da cidade francesa de mesmo nome, homenagear seis burgueses que deram sua vidas pela cidade sitiada em 1347, início da Guerra dos Cem Anos da França contra a Inglaterra.

O último registro que se tem da estátua perdida foi em uma exposição ao ar livre no parque Kelvingrove, de Glasgow, entre 25 de junho e 30 de setembro de 1949. A organização Glasgow Life, responsável pela gestão de espaços culturais na cidade escocesa, acredita que, desde então, a escultura está desaparecida.

A obra de arte está perdida em meio a própria coleção de arte da cidade, não tendo sido ventilada, até agora, a possibilidade de roubo.

A teoria de Jérôme Le Blay, diretor do Comitê Rodin, instituição que elabora um catálogo das obras de arte do escultor em todo o mundo, é de que a obra haveria se quebrado e os restos desta peça "não localizada" talvez sejam simplesmente encontrados mais tarde nos arquivos.

A obra é feita de gesso, e teria "sofrido danos" no momento de sua exposição ao ar livre, segundo a Glasgow Life. Daí a teoria de que ela teria se quebrado.

Essa desaparição é "lamentável, mas deve ser colocada no contexto da época", já que as obras em gesso não despertavam muito interesse nos anos 1940, considerou Le Blay.

O “desaparecimento” da estátua não parece ser um caso isolado, já que, segundo o jornal britânico The Times, outros 1.750 objetos desapareceram de museus escoceses.

O problema se espalha para outros países do Reino Unido, uma vez que, há algumas semanas, o Museu Britânico de Londres reconheceu o roubo de milhares de peças de suas reservas, e, segundo a BBC, o Museu do País de Gales, também constatou que cerca de 2.000 objetos estão faltando em suas coleções.

* Com informações da Folha de São Paulo.