O estudante coreano, Noh Huyn-sso, chocou as pessoas que estavam no Leeum Museum of Art, em Seul, Coreia do Sul. Ele simplesmente resolveu comer uma banana, presa à parede por uma fita adesiva, que fazia parte da obra de arte “Comedian”.
A instalação, de autoria do italiano Maurizio Cattelan, ficou famosa depois de ser vendida, em dezembro de 2019, por US$ 120 mil, o equivalente a R$ 590 mil.
Te podría interesar
A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!
https://app.premioibest.com/votacao/influenciador-opiniao/237451556.
O jovem alegou que comeu a banana porque estava “com fome”. Após mastigar a fruta, ele colocou a casca de volta na parede. Cerca de 30 minutos depois, o museu trocou por uma banana fresca.
“Aconteceu de repente, então nenhuma ação especial foi tomada. O artista (Cattelan) foi informado do incidente, mas não teve nenhuma reação a ele”, acrescentou o porta-voz do museu, em entrevista à CNN.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Cattelan é conhecido por criar obras satíricas. Frequentemente, provoca acalorados debates sobre arte conceitual.
A obra “Comedian” é pivô de uma “guerra” judicial sobre direitos autorais. Em 2022, Joe Morford, artista estadunidense, afirmou que Cattelan plagiou sua obra de 2000 intitulada “Banana & Orange”.