Mesmo após ser escorraçada da Secretária de Cultura por Jair Bolsonaro (PL), a ex-global Regina Duarte segue propagando mentiras nas redes sociais para defender teses esdrúxulas propagadas em grupos golpistas - e sendo ridicularizada por seguidores.
Passados mais de 20 anos da célebre frase em que disse "eu tenho medo" de Lula no programa do então candidato derrotado José Serra (PSDB), Regina Duarte busca criar um novo pânico nos extremistas comparando o petista ao ditador nazista Adolph Hitler distorcendo totalmente o contexto histórico.
Te podría interesar
"Historia é indispensável pra gente ver “ o tabuleiro todo” e entender melhor o que nos acontece. Preciso cada vez mais entender os acontecimentos através de ângulos plurais", escreveu a atriz ao compartilhando uma imagem em que o texto fala da "invasão, depredação e incêndio do Reichstag (parlamento alemão)", que foi "pretexto perfeito para Hytker (SIC) ordenar a prisão de opositores".
Ignorante em História, a atriz ignora que não houve "invasão" ao parlamento alemão, mas sim um incêndio que teria sido causado por uma só pessoa, o holandês Marinus Van der Lubbe, acusado por Hitler de ligação com comunistas para criar o mesmo pânico da ultradireita fascista inoculado por Bolsonaro no Brasil.
Te podría interesar
Recém empossado, o führer usou o caso para criar o Decreto do Presidente do Reich para a proteção do povo e do Estado, que eliminava a liberdade de expressão, de opinião, de reunião e de imprensa - bem parecido com o AI-5 da Ditadura Militar no Brasil e alvo de desejo de Bolsonaro.
Mais recentemente, foi descoberto um relato em que Hans-Martin Lennings, ex-membro da força paramilitar nazista Sturmabteilung (SA), conta ter levado o holandês Marinus van der Lubbe até o Reichstag na noite do incêndio e já teria encontrado um princípio de incêndio.
Ridicularizada
A publicação absurda de Regina Duarte foi ridicularizada pelos seguidores.
"Mulheeeerrr!!!! Pelo que tu falou aí o parlamento foi invadido pelos apoiadores do Hytler se passando por adversários, mas aqui no Brasil a invasão foi feita pelos adversários de verdade. Adversários da democracia e liberdade, em nome de um Hytler que não teve coragem de de dar as caras. E ainda comprou atestado médico para não responder pelos atos omissos e praticados. A verdade liberta viu!", escreveu José Rodrigues Kiko.
"No grau de minha sanidade mental busco fortalecer internamente que seja um hacker ou algoritmo (disfarçando) controlando a sua rede. Porque são postagens infundadas e inacreditáveis", comentou Jean Michel Damasceno.
"Quanta insanidade!!!! Como usa um perfil pra propagar tanto ódio e tanta mentira!?", escreveu Fabiana Fonseca.
"Por isso sua carreira não existe mais, senhora. Deveria ter vergonha de está sendo uma desinformação ambulante", comentou Iago Santana.
"Excelente atriz, deixou um legado na arte maravilhoso, mas como comentarista política só sai merda da boca dessa pobre mulher. Com certeza seus filhos tem muita vergonha dessas falas sem noção. Toma vergonha mulher. Procura coisas úteis para fazer, ao invés de ficar postando coisas que não tem nada a vê com nossa realidade", comentou Oliveira Gabler.