O cantor e compositor Caetano Veloso abriu seu show no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8), exigindo que sejam intensificadas as buscas por Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, e pelo indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira, desaparecidos desde a manhã de domingo no Valle do Javari, região remota e de selva da Amazônia.
"Exigimos saber onde estão Bruno Pereira e Dom Phillips”, disse Caetano Veloso no início do seu concerto, arrancando aplausos da plateia.
Te podría interesar
The Guardian
O jornal britânico The Guardian publicou um contundente editorial na tarde desta quarta-feira – já na madrugada de quinta-feira no horário de Brasília – sobre o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. No texto, o veículo faz fortes críticas ao governo brasileiro e, sobretudo, ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que, segundo o jornal, “tem demonstrado pouco interesse em uma resposta adequada”.
O Guardian afirma que “o Brasil é um dos países mais perigosos do mundo para os defensores do meio ambiente e outros associados às comunidades indígenas”, e lembra “os assassinatos do líder trabalhista e ambientalista Chico Mendes e da freira americana Dorothy Stang são particularmente notórios, mas houve muitos outros desde então. Os jornalistas também são vulneráveis”.