A montadora chinesa de veículos elétricos Xiaomi recebeu quase 300 mil pré-encomendas em apenas uma hora para seus primeiros utilitários esportivos, em um momento que a empresa classificou como “milagroso” para o setor.
Lei Jun, fundador e CEO da companhia — que passou da eletrônica para o setor automotivo — disse estar surpreso com a reação dos clientes.
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“Meu Deus, em apenas dois minutos, recebemos 196 mil pré-encomendas pagas e 128 mil pedidos confirmados”, disse Lei em um vídeo divulgado após o lançamento do veículo na noite de quinta-feira.
“Talvez estejamos presenciando um milagre na indústria automotiva da China.”
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A divisão de veículos elétricos da empresa informou depois, em sua conta oficial na rede social Weibo, que foram registrados 289 mil pedidos para o modelo YU7, um SUV de cinco lugares, com preço a partir de 253.500 yuans (cerca de 35 mil dólares), apenas na primeira hora de vendas.
As ações da Xiaomi, listadas em Hong Kong, chegaram a disparar oito por cento antes de perderem parte dos ganhos, mas encerraram o dia em alta recorde.
A gigante de tecnologia, com sede em Pequim, fez sua primeira incursão na fabricação de automóveis no ano passado com o modelo elétrico SU7, como parte de um movimento mais amplo da indústria para estimular o consumo interno.
O entusiasmo inicial em torno dos recursos de condução inteligente desses veículos foi freado pelo acidente fatal de um Xiaomi SU7 em março. O carro estava em modo de direção assistida pouco antes da colisão que matou três estudantes.
O premiê Li Qiang usou o Fórum Econômico Mundial em Tianjin, nesta semana, para apresentar a ambição da China de se tornar uma “potência de consumo”, destacando políticas para estimular a demanda por produtos de alto valor, como veículos elétricos.
© AFP