De acordo com um comunicado divulgado na última quinta-feira (13), a subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility, criada para o desenvolvimento do "carro voador brasileiro", fechou um acordo de parceria com a sul-coreana UI Helicopter, especializada em serviços de manutenção, reparo e operação (MRO) de helicópteros.
O acordo se dá sobre um projeto conjunto de mobilidade aérea avançada (AAM) para eVTOLs (veículos de decolagem e aterrissagem vertical, movidos a energia elétrica) na Coreia do Sul. A intenção é trabalhar em soluções para permitir a operação dos carros voadores pelo governo e a indústria sul-coreanos.
Te podría interesar
"Além de Seul, há um enorme potencial para a AAM em regiões rurais da Coreia do Sul, onde essas soluções podem melhorar a conectividade e estimular economias locais", afirma a Embraer.
A mobilidade aérea avançada incorpora sistemas de suporte para o trânsito de eVTOLS. No Brasil, os projetos da Eve Air Mobility estimularam o desenvolvimento, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do "Panorama Advanced Air Mobility", documento que detalha os desafios nos custos de operação, na infraestrutura e na regulação do tráfego aéreo de eVTOLs.
Te podría interesar
As primeiras entregas dos veículos de decolagem e pouso vertical pela empresa brasileira estão previstas para o final de 2025, e sua operação, para 2028.
"No mercado, tem se formado um consenso de que ainda existem desafios, a exemplo da implementação de sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo, da limitação da autonomia das baterias elétricas e da estrutura física como os 'vertiportos'", aponta a Anac.
Na parceria entre a Eve e a UI Helicopters, o primeiro passo deve envolver a "aplicação de uma pesquisa de mercado sobre UAM [mobilidade aérea urbana] desenvolvida pela Eve", para acessar as necessidades do mercado sul-coreano.
A Coreia do Sul já tem investido em soluções de infraestrutura para o tráfego aéreo de veículos elétricos, como foi o caso do K-UAM Grande Challenge, destinado a "verificar a capacidade e a segurança do sistema de mobilidade urbana", que envolveu o estabelecimento da Done Transport Division, uma comissão ligada ao Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte (MOLIT) sul-coreano, que unia parcerias público-privadas e entre instituições de ensino a fim de direcionar os projetos de infraestrutura do ecossistema de mobilidade aérea no país.