Uma empresa baseada na França anunciou que vai lançar uma nova tecnologia no mercado que pode simplesmente decretar o fim do ar-condicionado caso realmente entregue aquilo que promete. Trata-se de uma nova maneira de realizar a climatização de um ambiente – controlando sua temperatura e umidade – de forma 5 vezes mais econômica.
O objetivo da startup Caeli Energie é promover uma redução no consumo de energia, de olho nas mudanças climáticas e na transição energética, já amplamente debatida em todo o planeta como o próximo passo da humanidade na preservação ambiental e, consequentemente, do próprio ser humano.
Te podría interesar
A empresa foi fundada em 2020 e chegou a colaborar com o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica justamente em inovações tecnológicas que buscam a redução do consumo energético.
A nova tecnologia, diferente de um aparelho de ar-condicionado, não precisa de uma unidade externa. Funcionaria como uma espécie de eletrodoméstico comum, que fica completamente dentro de casa. A empresa alega que seria capaz de climatizar espaços de 20 a 40 metros quadrados. O aparelho, no entanto, parece ser bem grande: 2,5 metros de altura em formato oval. A empresa não deu detalhes específicos de como funcionaria.
Te podría interesar
Em termos ecológicos, o aparelho é feito com material reciclável e a empresa diz que, comparado a um ar-condicionado padrão, o novo aparelho reduziria em até 80% as emissões de carbono e, na mesma ordem, a conta de luz do usuário.
As promessas são ótimas, mas ainda são só promessas. E, num contexto em que a salvação do planeta se transformou em um tremendo negócio, só testando o equipamento para ter certeza de que entrega tudo o que o departamento de marketing da startup enviou à imprensa. E aparentemente o brasileiro poderá testá-lo em breve.
A Caeli Energie promete que disponibilizará seu produto no Brasil no final do ano. Por enquanto, só é vendido na Europa por módicos mil euros em média, ou R$ 5.400.