ALEXANDRE DE MORAES

Alexandre de Moraes é usado em fake news impulsionada pelo Instagram

Propaganda ainda replicou imagens e vozes criadas por IA de William Bonner, Datena, César Tralli, Maju Coutinho e Daniela Lima

Alexandre de Moraes.Créditos: Nelson Jr./SCO/STF
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A propaganda, com impulsionamento no Instagram, de um documentário sobre como ficar rico através de uma técnica supostamente milenar usou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes..

O comercial afirma, de maneira enganosa, que Moraes teria proibido a veiculação do filme Frequência de Jesus.

“Alexandre de Moraes manda suspender documentário que revela como atrair riqueza usando um som usado na escola de mistérios do Egito, que foi frequentada por Jesus e Moisés há 2 mil anos. Essa decisão pode prejudicar milhares de pessoas que estão mudando de vida graças a um som de Jesus”, afirma o comercial.

Como se não bastasse a fake news, o comercial ainda replicou, através de recurso de deep fake, vídeos de jornalistas conhecidos como William Bonner, Datena, César Tralli, Maju Coutinho e Daniela Lima replicando a notícia falsa. Através da tecnologia, foi simulada a voz dos apresentadores e sincronizadas com as suas imagens.

O perfil

O conteúdo falso foi divulgado por uma influenciadora identificada como Ana Garcia, tem 26 mil seguidores. Ironicamente, o “garoto-propaganda” alvo dos vídeos é Alexandre de Moraes, o ministro que articula a votação do chamado PL das Fake News no Congresso Nacional.

Este é um caso típico em que a nova legislação prevê a responsabilidade da rede social, no caso o Instagram, por ter aceitado o impulsionamento e a veiculação do conteúdo falso.

Com informações da coluna de Paulo Cappelli no Metrópoles