O recorde de passeio espacial mais longo foi alcançado nesta terça-feira (17/12), nas imediações da Estação Espacial da China, de acordo com a Agência de Missões Espaciais Tripuladas chinesa.
O marco foi alcançado por dois taikonautas (termo que designa astronautas chineses) da missão Shenzhou-19, lançada em outubro de 2024 e composta por Cai Xuzhe (48), Song Lingdong (34) e Wang Haoze (34).
Te podría interesar
A nave Shenzhou-19 atracou no módulo de Tianhe (cujo nome significa "harmonia dos céus"), o núcleo central da estação espacial chinesa (Tiangong) no dia 30 de outubro, com uma estadia programada de seis meses, que deve envolver até 86 experimentos com a produção de "tijolos lunares". A China quer estabelecer uma estação de pesquisa lunar permanente até 2035.
Nova horas no espaço!
Na terça-feira, (17), Cai Xuzhe e Song Lingdong foram os responsáveis por quebrar o recorde de caminhada espacial mais longa do mundo, que durou 9 horas e 6 minutos. O "pódio" era, desde 2001, da NASA, a agência espacial norte-americana, com os astronautas James Voss e Susan Helms, que ficaram "à deriva" por 8 horas e 56 minutos durante uma atividade extraveicular (EVA).
Te podría interesar
Os dois astronautas chineses do novo recorde de nove horas tiveram de instalar um equipamento de proteção na estação de Tiangong, cuja estrutura estava sendo afetada por detritos espaciais. Além disso, também inspecionaram e realizaram manutenções específicas nos sistemas externos do módulo.
Em maio de 2024, os taikonautas da Shenzhou-18 já haviam passado perto desse recorde, com uma EVA que durou cerca de 8,5 horas.
Eles devem retornar à Terra no final de abril de 2025.
Em um vídeo divulgado pela Agência Espacial Tripulada da China, Song, que participou da quebra do recorde, é gravado ao deixar a estação dizendo:
"Saí da cabine e me sinto ótimo".
Veja abaixo um vídeo divulgado pela agência chinesa CGTN que mostra imagens da operação: