CHINA EM FOCO

China lança mais uma espaçonave à Estação Espacial Tiangong

Shenzhou-16 com três taikonautas a bordo, entre eles um ex-professor universitário, inicia missão de cinco meses

Créditos: CMSA - Lançamento da Shenzhou-16 para uma missão de cinco meses na estação espacial da China, a Tiangong.
Escrito en GLOBAL el

A China lançou nesta terça-feira (30), com sucesso, a espaçonave tripulada Shenzhou-16 com três taikonautas a bordo para uma missão de cinco meses na estação espacial da China, a Tiangong.

De acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, da sigla em inglês), todo o processo levou aproximadamente 6,5 horas.

A espaçonave, no topo de um foguete transportador Longa Marcha-2F, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, às 9h31 de terça-feira (horário de Pequim)

Esta é a primeira missão tripulada para o estágio de aplicação e desenvolvimento da estação espacial da China, e a 29ª missão de voo desde que o programa espacial tripulado do país foi aprovado e iniciado.

A espaçonave foi lançada em um foguete transportador Longa Marcha-2F, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, às 9h31 (horário de Pequim), de acordo com a CMSA.

Cerca de 10 minutos após o lançamento, Shenzhou-16 se separou do foguete e entrou em sua órbita designada. Os tripulantes, Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao, estão em boa forma e o lançamento foi um sucesso total, informou a CMSA.

Tripulação

Xinhua - Os três taikonautas do Shenzhou-16

A missão tem como comandante Jing Haipeng, o engenheiro de voo espacial Zhu Yangzhu e o especialista em carga útil Gui Haichao.

Jing é o primeiro taikonauta a ir ao espaço pela quarta vez nesta missão. Ele já participou anteriormente das missões tripuladas Shenzhou-7, Shenzhou-9 e Shenzhou-11 e serviu como comandante nas duas últimas. 

Zhu é um ex-professor universitário com doutorado e o primeiro engenheiro de voo a entrar na Estação Espacial da China.

O terceiro membro da tripulação, Gui, é professor da Universidade Beihang. Os internautas chineses ficaram surpresos quando a CMSA revelou o nome dele nesta segunda-feira (29) por ser o primeiro taikonauta a usar óculos. Ele será o primeiro especialista em carga útil a bordo da Tiangong.

Encontro com a Shenzhou-15

CMSA - Tripulação do Shenzhou-15

Depois de entrar em órbita, a espaçonave Shenzhou-16 fez um encontro rápido e automatizado e acoplou com a combinação da estação espacial, a Tiangong. A tripulação do Shenzhou-16 se encontrou com a tripulação do Shenzhou-15 que já está em órbita.

O encontro das duas tripulações ocorreu às 18h22 (horário de Pequim), quando a tripulação do Shenzhou-15 abriu a escotilha e cumprimentou os recém-chegados.

A reunião espacial deu início à segunda rotação da tripulação em órbita na Estação Espacial da China. Os seis taikonautas viverão juntos por cerca de cinco dias para completar a transferência.

Vida na Tiangong

CMSA - Tiangong, estação espacial da China

A tripulação do Shenzhou-15 entregará as ferramentas de manutenção, necessidades diárias e amostras de experimentos para a nova tripulação, que continuará com o trabalho pelos próximos cinco meses.

"Há tantas coisas na estação espacial armazenadas em lugares diferentes de maneira classificada. A equipe antiga precisa informar à nova sobre onde cada coisa está armazenada", ", comentou o vice-gerente de design da estação espacial, Xia Qiaoli.

Além do mais, a nova tripulação terá que aprender sobre os últimos 'como fazer' na manutenção da estação espacial.

“A situação real na estação espacial pode ser ligeiramente diferente das instalações de treinamento no solo. A velha equipe sabe mais sobre o que realmente está acontecendo, então eles são os melhores professores", explicou Xia.

Suporte de vida aprimorado

A Estação Espacial da China tem hospedado tripulações de três pessoas na maior parte do tempo. Acomodar seis taikonautas colocou mais pressão na estação.

"O sistema de suporte de vida foi projetado com esse problema em mente. Tem um modo de três pessoas e um modo de seis pessoas para lidar com ambas as situações", observou Xia.

Os engenheiros no solo também atuarão como "atendimento ao cliente" para os taikonautas para resolver novos problemas em movimento.

"Sempre mantemos uma comunicação abrangente com a tripulação e otimizamos a estação com base em seus comentários", disse Xia.

Segurança de dados

A cada dia, a estação espacial vai gerar grandes quantidades de dados sobre manutenção, saúde dos taikonautas e experimentos científicos. Os dados são armazenados em servidores da estação, equipados com tecnologia avançada para garantir a integridade dos dados.

Os servidores foram projetados para serem fáceis de usar e os taikonautas podem facilmente substituir peças quebradas.

Tarefas intensivas

Durante sua missão, os astronautas da Shenzhou-16 vão conduzir testes e experimentos em órbita em larga escala em vários campos.

"A tripulação conduzirá mais de 50 testes em órbita e experimentos em ciência espacial e cargas úteis de aplicativos, o mais alto até agora por qualquer equipe chinesa que já esteve no espaço", explicou o designer-chefe do sistema de astronautas do programa espacial tripulado da China, Huang Weifen.

A expectativa é que os taikonautas façam realizações científicas de alto nível no estudo de novos fenômenos quânticos, sistemas de frequência espacial de alta precisão, verificação da relatividade geral e a origem da vida.

Como seus predecessores, a tripulação dará aulas espaciais para estudantes na Terra e conduzirá outras atividades de bem-estar público, antecipou Huang.

A tripulação também vai realizar monitoramento de saúde em órbita e exercícios físicos, treinamentos e ensaios, atividades extraveiculares e instalação de equipamentos, depuração, manutenção e reparo e gerenciamento de materiais.

Para melhorar a qualidade de trabalho e de vida dos astronautas na estação espacial, a dieta dos astronautas foi otimizada.

"Desenvolvemos 11 tipos de novos alimentos, e a tripulação do Shenzhou-16 desfrutará de mais de 150 tipos de alimentos e bebidas", informou Huang.

Despedida

CMSA - Despedida da tripulação da Shenzhou-16

Uma cerimônia de despedida para três astronautas chineses da missão espacial tripulada Shenzhou-16 foi realizada na manhã desta terça. Sob o comando de Xu Xueqiang, comandante-chefe do programa espacial tripulado da China, os taikonautas partiram às 6h44 (horário de Pequim).

Com informações da Xinhua e CGTN