SAÚDE NAS REDES

Suspensão do X melhorou saúde mental de 1 em cada 3 usuários brasileiros, aponta pesquisa

Plataforma está suspensa do país desde o dia 30 de agosto por descumprir uma série de medidas judiciais

Suspensão do X, de Musk, melhora saúde mental.Créditos: Reprodução e Divulgação/X
Escrito en TECNOLOGIA el

Após a suspensão da rede social X do Brasil, um terço dos usuários brasileiros relataram melhora na saúde mental, de acordo com uma pesquisa realizada pela Broadminded, da Sherlock Communications

Através de entrevistas feitas com 1.405 pessoas de diferentes regiões do país, um em cada três brasileiros afirmaram melhora na saúde mental após o bloqueio da rede social, que era, muitas vezes, associada a um ambiente tóxico. Além disso, 74% dos entrevistados afirmaram que já tinham diminuído o uso do X antes mesmo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Por outro lado, a pesquisa também mostrou uma realidade curiosa: apesar de sentirem uma melhora na saúde mental, 76% afirmaram que voltariam a usar a rede social caso a suspensão seja revertida. Já 15% declararam que não voltam. 

Em relação à frequência de uso da rede, mais da metade (51%) dos entrevistados utilizavam a plataforma com frequência. Após a suspensão, 22% migraram para o Threads, enquanto 38% foram para o BlueSky.

Os entrevistados também responderam sobre as consequências da suspensão da rede em relação ao acesso às notícias: 68% disseram se sentir mais informados quando utilizavam a plataforma. 

A organização de ativistas digitais Sleeping Giants Brasil repercutiu a pesquisa na rede social BlueSky e perguntou aos seus seguidores quais foram as percepções deles sobre a própria saúde mental após a suspensão da rede. 

Entre as respostas, estão: "Isto é verdade....estava um ambiente tóxico demais"; "Senti o mesmo"; "Me sinto saindo de uma relação tóxica mesmo. Estou bem melhor, mas sinto falta"; "Não sinto nem um pingo de falta". 

Um outro internauta afirmou que não sente falta do antigo Twitter, a não ser por alguns perfis que não migraram para o BlueSky. Porém, afirma que pode "viver numa boa" sem o X. 

Uma outra diz que já havia saído do X logo que o bilionário Elon Musk comprou a rede.  "Sempre foi um lugar meio tóxico, mas pelo que eu acompanhava, eu sabia que iria piorar e me recusei a continuar fazendo parte".

No decorrer das respostas nas postagens, é possível ver diversos internautas concordando que a saúde mental melhorou e que não sentem falta do X. 

Os internautas concordam com a decisão de Moraes?

A pesquisa da Sherlock Communications também quis saber qual a opinião dos internautas sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes em suspender o X após a plataforma desobedecer uma série de medidas judiciais e atacar a soberania brasileira. Os resultados foram próximos: 43% defenderam que a ação não foi justificada, contra 39% que concordaram. 

Porém, apesar da maioria discordar, 80% afirmaram que a plataforma deve respeitar as leis brasileiras e 70% defenderam que a plataforma tem responsabilidade sobre o conteúdo desinformativo espalhado.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky