O avanço da automação e, mais recentemente, da inteligência artificial no mundo do trabalho tem provocado uma série de análises entusiastas, mas também muitas pessimistas.
No campo da análise otimista, a inteligência artificial e a automação vão eliminar trabalhos repetitivos e insalubres. Por sua vez, para os pessimistas, essa transformação vai produzir uma multidão de pessoas sem trabalho e, consequentemente, aumentar a miséria no mundo.
Te podría interesar
Um dos grandes entusiastas da inteligência artificial e automação no mundo do trabalho é Bill Gates, cofundador da Microsoft, que hoje se dedica, a partir de sua fundação - Bill & Melinda Gates Foundation - a temas como saúde global, educação e combate à miséria.
Bill Gates mantém um blog onde compartilha reflexões sobre vários temas, entre eles, a inteligência artificial e mudanças climáticas. Gates acredita que a tecnologia pode ser uma grande aliada no combate ao aquecimento global e na erradicação da miséria.
Te podría interesar
Pois bem, em um longo texto publicado em seu blog, Bill Gates fala do impacto da inteligência artificial em várias áreas e destaca dois setores: saúde e o mundo do trabalho.
No que diz respeito à saúde, Bill Gates destaca como a tecnologia de IA foi importante no rápido desenvolvimento de vacinas para combater a Covid.
Já sobre o mundo do trabalho, Gates aponta três áreas que devem sobreviver à inteligência artificial: 1) desenvolvimento de energias alternativas, 2) biociência da saúde, e 3) desenvolvimento da IA.
Porém, apesar da redução de campos no mundo do trabalho, Gates destaca que áreas do saber como pesquisa e educação serão fundamentais em um mundo cada vez mais automatizado e estruturado na inteligência artificial.
A íntegra das análises de Bill Gates podem ser lidas aqui. O tema do trabalho e a IA também foi tema de outro interessante texto de Gates, que pode ser conferido aqui.