O presidente Lula recebeu um prêmio nesta segunda-feira (23) por suas políticas de combate à fome e à pobreza durante seus três mandatos.
O reconhecimento foi dado pela iniciativa Goalkeepers, da Fundação Bill e Melinda Gates, em Nova York, EUA. A premiação celebra líderes cujas ações promovem o progresso nas áreas de saúde, educação e igualdade em todo o mundo.
Te podría interesar
Este prêmio é concedido anualmente a indivíduos e organizações que se destacam em suas contribuições para a saúde global e o bem-estar, especialmente em áreas como saúde infantil, educação e igualdade de gênero e já premiou figuras como Emmanuel Macron, Barack Obama, Ursula Von der Leyen e Jacinda Ardern.
Lula foi reconhecido por suas políticas de inclusão social que reduziram significativamente a fome e a pobreza no Brasil, como o Bolsa Família.
Te podría interesar
Durante a premiação, o brasileiro enfatizou a importância de manter o foco na erradicação da pobreza e desigualdade como uma prioridade global.
“A obsessão que eu tenho para tentar cuidar de combater a fome no mundo é exatamente pela minha origem. Eu nasci num estado muito pobre do Nordeste e, com sete anos de idade, a minha mãe teve que se retirar do Nordeste para São Paulo, com oito filhos menores, na perspectiva de fazer os filhos sobreviverem”, ressaltou o presidente Lula.
Bill Gates, que estava presente no evento, rasgou elogios ao mandatário brasileiro. “Presidente Lula, sua jornada, de uma experiência com fome na infância até se tornar um líder global, é verdadeiramente inspiradora. O seu trabalho nos mostra que todos nós podemos ter a visão que programas concretos podem realmente gerar progressos incríveis para deixar cada criança crescer e prosperar”, declarou Gates.