MERCADO

Efeito Lula: com economia voando, Boletim Focus aumenta projeção do PIB

Pela sexta semana consecutiva, relatório aumenta expectativa de expansão da economia brasileira

Presidente Lula e ministro da Fazenda, Fernando HaddadCréditos: Ricardo Stuckert - Presidente Lula e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante campanha eleitoral de 2022
Escrito en ECONOMIA el

Nesta segunda-feira (23), foi revelado o Boletim Focus desta semana. O relatório feito pelo Banco Central é o primeiro depois do primeiro aumento da taxa de juros no mandato Lula 3.

O documento elaborado pelo mercado e considerado uma "voz da Faria Lima" revisou positivamente a expectativa de crescimento para 2023, saindo de 2,96% na semana passada para 3% nessa semana, comparado com 2,43% há um mês.

A expectativa sobre o PIB é uma das principais medidas para definição de políticas econômicas, inclusive para a definição da taxa de juros.

A previsão de inflação no ano de 2023 também aumentou para 4,37%, com estabilidade do dólar a R$ 5,4 e uma expectativa de aumento da Selic para 11,50 até o fim do ano.

O Ministério da Fazenda já afirmou que, neste ano, o Brasil deve crescer acima dos 3%, mesmo com uma safra menor do que a do ano passado, mostrando forte crescimento do setor industrial e do setor de serviços.

O que é o Boletim Focus?

O Relatório Focus é um documento divulgado semanalmente pelo Banco Central do Brasil que reúne projeções de analistas sobre indicadores econômicos, como inflação, PIB, câmbio e juros.

Críticas incluem excesso de peso dado ao curto prazo e divergências entre previsões e realidade, em especial por contar majoritariamente com figuras do sistema financeiro e não economistas de diferentes campos.

Considerado a voz do mercado, o Focus tem errado previsões de inflação e crescimento negativamente, o que muitos apontam como um sinal da deconfiança da chamada 'Faria Lima' com o governo Lula.