O setor econômico sob o governo Lula continua dando resultados positivos e animadores. A projeção de crescimento da economia brasileira foi alterada de 2,5% para 3,2%, de acordo com o Boletim Macrofiscal, divulgado, nesta sexta-feira (13), pelo Ministério da Fazenda.
A alteração na estimativa ocorreu depois que o Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 1,4% no segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho), em comparação ao primeiro trimestre de 2024 (janeiro, fevereiro e março).
Te podría interesar
O Boletim Macrofiscal é um relatório bimestral responsável por divulgar as estimativas de curto e médio prazos para os indicadores de atividade econômica e de inflação, usados no processo orçamentário da União.
Haddad havia adiantado revisão do PIB
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia adiantado que a ala econômica revisaria as estimativas para o PIB, com piso de crescimento chegando a 3% em 2024.
Te podría interesar
“Acredito que o piso de 3% já está praticamente contratado, o piso de 3% de crescimento, bastante consistente e com bom impacto na economia”, declarou Haddad.
O cenário supera até mesmo a estimativa oficial do governo Lula para o PIB, até julho de 2024, inclusive presente no Orçamento de 2025: era de crescimento de 2,5% no acumulado do ano.
Setor produtivo também melhora
Além do PIB, as notícias são boas em outras áreas. As projeções de crescimento do setor produtivo também melhoraram, de acordo com o Boletim Macrofiscal.
Saiba as novas estimativas da Secretaria de Política Econômica (SPE): Agropecuária passou de -2,5% para -1,9%. Indústria saiu de 2,6% para 3,4%. Serviços subiu de 2,8% para 3,3%.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.