A 14ª Assembleia Popular Nacional (APN) a legislatura nacional da China, iniciou sua segunda sessão nesta terça-feira (5) no Grande Salão do Povo, em Pequim, capital nacional da potência asiática.
O presidente chinês, Xi Jinping, e outros líderes chineses estiveram presentes. O primeiro-ministro da China, Li Qiang, apresentou um relatório de trabalho do governo em nome do Conselho de Estado na reunião de abertura da legislatura nacional que passa a ser deliberado pelos 2.871 deputados e deputadas que participam da sessão.
Te podría interesar
Modernização chinesa em curso
A China se esforçará para modernizar o sistema industrial e desenvolver novas forças produtivas de qualidade em um ritmo mais rápido, pontua o relatório de trabalho do governo apresentado à legislatura nacional para deliberação.
O documento listou uma série de tarefas a esse respeito, incluindo a melhoria e atualização da cadeia industrial e de suprimentos, e a cultivação de indústrias emergentes e indústrias voltadas para o futuro, como energia hidrogênio, novos materiais, biomanufatura, voo espacial comercial, tecnologia quântica e ciências da vida.
Te podría interesar
O desenvolvimento inovador da economia digital será promovido, com o lançamento de uma iniciativa de IA Plus (inteligência artificial).
O país consolidará e realçará sua posição de liderança em indústrias como veículos de nova energia conectados inteligentemente, destaca o texto.
Meta de crescimento do PIB em 5%
Entre os destaques do relatório do governo chinês apresentado pelo premiê a deputados e deputadas está a meta de crescimento econômico para 2024 em torno de 5%, o mesmo estipulado em 2023, combinando necessidades com possibilidades em razão das circunstâncias internas e externas.
A meta de crescimento é baseada no potencial de crescimento e nas condições da economia chinesa. Ela leva em conta a necessidade de promover o emprego, aumentar a renda dos residentes e prevenir e dissipar riscos em áreas chave.
A meta está de acordo com os objetivos do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) e o objetivo de basicamente realizar a modernização socialista até 2035.
Como nação em desenvolvimento, a China está no estágio crucial de construção de um país socialista moderno, o que necessita manter uma certa velocidade de crescimento econômico para enfrentar desafios externos e resolver problemas por meio do desenvolvimento.
O sistema industrial abrangente, redes de infraestrutura bem conectadas e impulsionadores focados em tecnologia sustentam a resiliência e vitalidade da economia chinesa.
O potencial chinês em urbanização, setores de serviços e verdes será ainda mais explorado, e novas forças produtivas de qualidade serão fomentadas para sustentar o crescimento.
A meta de expansão econômica da China para 2024 é realista, mas a tarefa não é fácil. Esforços renovados devem ser feitos para aprofundar a reforma, expandir a abertura de alto padrão e acelerar o desenvolvimento.
A liderança chinesa prometeu fortalecer os ajustes contra-cíclicos e trans-cíclicos das políticas macroeconômicas, continuar a implementar políticas fiscais proativas e políticas monetárias prudentes, e aprimorar a inovação e coordenação de políticas.
Aproveitando suas forças em indústria, talento e instituição, a China tem a expectativa de alcançar a meta de crescimento por meio de esforços árduos e seguir a desempenhar o papel de motor principal para o crescimento econômico global.
Confira destaques do relatório
- Meta de crescimento do PIB em 2024: em torno de 5%
- Criação de mais de 12 milhões de empregos em áreas urbanas
- Relação déficit/PIB: 3%
- Títulos especiais para governos locais: 3,9 trilhões de yuan (cerca de 2,68 trilhões de reais)
- Emissão de títulos do tesouro especiais de ultra longo prazo
- Lançamento da iniciativa IA Mais
- Fortalecimento da pesquisa em tecnologia disruptiva e de fronteira
- Lançamento de programa de um ano para estimular o consumo
- Investimento a partir do orçamento do governo central: 700 bilhões de yuan (cerca de 480 bilhões de reais)
- Expansão da demanda doméstica
- Garantia de tratamento nacional para empresas financiadas por estrangeiros
- Esforços para aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para Parceria Transpacífico
- Busca por uma abertura de padrão mais alto
- Dissipação de riscos no setor imobiliário, dívida local, instituições financeiras pequenas e médias
- Garantia tanto do desenvolvimento quanto da segurança
- Avanço na revolução energética
- Oposição à "independência de Taiwan" e interferência externa
- Defesa da justiça e da equidade internacionais