O chamado Kyocera Visual Phone VP-210 foi um dos primeiros celulares com câmera da história. Ele surgiu no Japão e foi apresentado em 1999. Na época, a quantidade limitada de 20 selfies com apenas 0,11 megapixels de resolução e imagens coloridas era uma grande novidade.
Lembrando que nos anos 70 surgia o primeiro celular do mundo. O Kyocera Visual Phone VP-210 também era chamado de Visual Phone VP-210, o aparelho tinha botões físicos, uma tela colorida bem pequena e apenas uma lente frontal.
Te podría interesar
A Kyocera apresentou o novo dispositivo em Tóquio e afirmou em coletiva de imprensa que ele seria um novo sistema de telefone pessoal, com objetivo de transmitir e receber imagens em cores. Em julho daquele ano, o produto já estaria nas lojas do Japão.
O professor e coordenador do centro interdisciplinar de tecnologias interativas da USP, Marcelo Zuffo, ressaltou em entrevista ao g1 que "o VP-210 surgiu durante o auge das câmeras digitais. Ele nasceu em um momento em que a indústria japonesa estava muito ativa, principalmente no setor de câmeras".
Te podría interesar
Confira as características
- O celular transmitia imagens em tempo real a uma taxa de cerca de 2 quadros por segundo – o iPhone, por exemplo, consegue filmar em até 60 quadros por segundo;
- Consegui armazenar até 20 fotos em JPEG (Joint Photographic Experts Group), formato de imagem que surgiu no fim dos anos 80;
- O aparelho fazia imagens de 0,11 megapixel (MP) de resolução, de acordo com a BBC – o iPhone 14 Pro pode tirar fotos com até 48 megapixels;
- O VP-210 podia enviar e receber e-mails com imagens, sendo possível enviar as fotos para um computador ou a outros dispositivos eletrônicos daquela época;
- Ele foi anunciado por 40.000 ienes durante seu lançamento, cerca de R$ 1.388 na cotação atual.
Zuffo ainda afirma que "comparado com as imagens de hoje, ele tinha uma resolução para lá de sofrível. A tecnologia de internet também não tinha chegado aos celulares. Estávamos no 2G e começando a falar de 3G. Ele usava um protocolo específico e primitivo, uma variação do SMS".
Outras empresas também se destacaram na corrida dos primeiros celulares com câmera, apesar de a Kyocera ter sido a pioneira. Nos anos 2000, a sul-coreana Samsung lançou o chamado SCH-V200, que era um telefone equipado com uma câmera de apenas 0,3 megapixels.
O mesmo permitia armazenar, como o VP-210, até 20 fotos, conforme disse a empresa. As imagens podiam ser vistas na tela LCD de 1,5 polegada ou transferidas para um computador utilizando algum cabo.
Outro celular que marcou o setor tecnológico foi o Sharp J-SH04, também apresentado nos anos 2000. Seu sensor fotográfico era de 0,11 MP e as fotos podiam ser mandadas a amigos e familiares através do e-mail.
A Sharp defende, no entanto, que o J-SH04 foi o "primeiro telefone móvel equipado com câmera da indústria" em seu site, deixando a discussão sobre o surgimento do primeiro celular com câmera cada vez mais questionável.
Naquele ano, o então executivo de marketing da Kyocera, Hajime Kimura, disse em entrevista à CNN que "as pessoas poderiam usar o telefone não apenas para falar visualmente com seus colegas. Ele também seria útil para fins profissionais".
Ele disse que era possível mostrar o lugar em tempo real a outra pessoa com o dispositivo. "Por exemplo, se um construtor leva esse telefone para um local em construção, ele pode mostrar como é o lugar para as pessoas na sede usando esse telefone. Assim, eles podem fazer negócios verificando a situação em tempo real", destacou o executivo de marketing.
O professor Marcelo Zuffo analisa que esses aparelhos abriram o caminho para a indústria de celulares se desenvolver nos nossos tempos.
*Com informações de g1