Após um duro embate político e intenso lobby, a Meta sofreu uma derrota política significativa, o que levou à tomada de uma decisão drástica: não permitir mais o compartilhamento e circulação de notícias no Facebook e Instagram.
A decisão da Meta de bloquear o acesso a notícias no Facebook e Instagram ocorre após a aprovação pelo Senado do Canadá da Lei de Notícias Online, que determina que as "big techs" remunerem os veículos de comunicação pelo conteúdo compartilhado em suas plataformas.
Te podría interesar
Segundo informações da Associated Press, a Meta ainda não divulgou detalhes sobre o cronograma de implementação dessa mudança. No entanto, já avisou que as notícias locais serão removidas de suas plataformas antes que a lei entre em vigor, o que ocorrerá em seis meses.
"Reiteramos que, para cumprir o Projeto de Lei C-18 aprovado no parlamento, o conteúdo de veículos de notícias, incluindo editores e emissoras, não estará mais disponível para os usuários que acessam nossas plataformas no Canadá", afirmou Lisa Laventure, chefe de comunicações da Meta no Canadá.
Te podría interesar
Por sua vez, a direção do Google declarou que buscará dialogar com o governo em busca de um possível acordo.
De acordo com a agência France Presse, uma das razões que levaram à aprovação da lei foi o fechamento de mais de 450 sites de notícias, que perderam espaço para as grandes empresas de tecnologia.