SUCESSO

Roqueiro inventa dupla sertaneja com ajuda do ChatGPT, lança música e viraliza; ouça

A dupla fictícia, João Miguel & Pedro Henrique, criada pelo músico Diogo Tupinambá, já foi tocada mais de 16 mil vezes na plataforma Spotify

A dupla fictícia João Miguel & Pedro Henrique.Créditos: Reprodução/YouTube
Escrito en TECNOLOGIA el

A curiosa história da dupla sertaneja João Miguel & Pedro Henrique viralizou nas redes sociais, após o lançamento de uma música no Spotify. O detalhe é que tudo não passou da criação do produtor musical e roqueiro Diogo Tupinambá, com ajuda do ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial (IA).

Em um vídeo no TikTok, o músico carioca de 28 anos revelou como teve a ideia. Inicialmente, Diogo compôs uma canção sertaneja que falasse sobre IA contando com a ajuda da namorada e de alguns amigos.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

“Comecei a estudar muita música sertaneja contemporânea, a galera até estranhou porque todo mundo estava acostumado a me ver ouvindo rock. Depois de muito estudar e entender ali as sacadas da galera que produz o sertanejo, comecei a compor a música”, explicou.

A fase 1 do projeto estava pronto, intitulada “ChatGPT”. Um trecho do refrão da música diz o seguinte: “Tô tentando escrever uma carta pra você voltar / mas eu não sei o que falar... / ChatGPT faz um recadinho para ela voltar pra mim / escreve dizendo que eu ainda tô a fim / e que nosso amor não pode acabar”.

Depois disso, Diogo achou que não faria sentido ele lançar a faixa, por ser roqueiro. Foi quando teve início a fase 2 do projeto.

Ajuda da Inteligência Artificial

Diogo criou um “parceiro” e chamou um amigo para gravar a segunda voz. Em seguida, deu nome à dupla a partir de uma lista do ChatGPT com nomes de duplas sertanejas que não existem. Além disso, utilizou recursos da IA para inventar a aparência dos “cantores” e a capa do álbum.

A consequência foi o "nascimento" da dupla João Miguel & Pedro Henrique, “autora” da canção lançada no Spotify, que já foi tocada mais 16 mil vezes na plataforma.

“Perdoe minha voz, não sou cantor sertanejo. Aliás, se você for uma dupla sertaneja bem da hora que exista de verdade e quiser gravar a minha música, manda um inbox aí”, acrescentou Diogo no fim do vídeo.

Ouça a canção: