REGULAMENTAÇÃO DURA

ChatGPT: Europa deve aprovar lei mais dura sobre IA no mundo

Inteligência artificial deve ser altamente regulamentada nos países da União Europeia

ChatGPT pode posar ameaças para o bem estar dos cidadãos europeusCréditos: Sanket Mishra
Escrito en TECNOLOGIA el

A União Europeia deve aprovar uma legislação sobre inteligência artificial e chatbots para regulamentar as plataformas sob as leis do órgão. A legislação passa por duas comissões do Parlamento Europeu nesta quinta-feira (11) e deve ser pioneira no tema.

O ChatGPT deve ser o principal afetado pela nova lei, que obrigará os chatbots e os algoritmos a não produzirem conteúdo que viole a legislação europeia.

“Estamos prestes a construir uma legislação verdadeiramente histórica para o cenário digital, não apenas para a Europa, mas também para o mundo inteiro”, disse Brando Benifei, um dos co-relatores do arquivo, a seus pares antes da votação.

A lei, em primeiro momento, busca definir o que é definido no escopo de inteligência artificial. Atualmente, o texto define a IA como um "sistema baseado em máquina projetado para operar com níveis variados de autonomia e que pode, para objetivos explícitos ou implícitos, gerar saídas como previsões, recomendações ou decisões que influenciam ambientes físicos ou virtuais”.

“Também queremos ter uma definição uniforme para IA projetada para ser neutra em termos de tecnologia, para que possa ser aplicada aos sistemas de IA de hoje e de amanhã”, dizem os deputados que assinam o projeto.

A proposta legislativa deve proibir sistemas de inteligência artificial de realizar categorização biométrica, policiamento preditivo e fragmentação de imagens faciais para a construção de bancos de dados. Além disso, softwares de reconhecimento de emoções serão proibidos na aplicação da lei, em especial em gerenciamento de fronteiras, local de trabalho e educação.

Os sistemas de AI podem ser classificados como de alto risco caso eles posem problemas para a segurança pública, para a saúde mental, para os direitos humanos e outras questões importantes.

A Itália, que é um país-membro da União Europeia, já proibiu o ChatGPT em provedores italianos. O parlamento italiano acredita que existe a possibilidade do chatbot posar como uma ameaça para a segurança e para a privacidade dos usuários.