INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ChatGPT: seu criador aponta os medos que tem em relação à criatura

Sam Altman afirma que sua empresa, a OpenAI, criou uma plataforma que pode ter, sim, consequências assustadoras; veja aqui quais são

Sam Altman.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en TECNOLOGIA el

Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, conversou em meados de março com a ABC News sobre o lançamento do GPT-4, o último modelo de linguagem do aplicativo.

Entre considerações a respeito das novidades do upgrade, vantagens etc., Altman revelou também quais seus maiores temores com relação, não só à plataforma, mas também à Inteligência Artificial de maneira geral.

Ele alega temer que os modelos de I.A. possam ser usados para desinformação em larga escala

Para ele, essa é a questão que mais tenta alertar às pessoas, o que foi chamado por ele de ‘problemas de alucinações’, e que o “modelo afirmará as coisas com confiança como se fossem fatos totalmente inventados.” O fenômeno acontece por causa do modelo usar do raciocínio dedutivo em vez de memorização. 

Controle humano

A seguir, ele disse não acreditar que a I.A. vai dominar o mundo ou que ela não precisará de seres humanos. De acordo com ele, é uma ferramenta que está sob o controle humano

Sobre a possibilidade da I.A. substituir empregos, ele acredita que isso irá acontecer em um futuro próximo e se mostra preocupado com a rapidez de tudo isso. “Acho que ao longo de algumas gerações, a humanidade provou que pode se adaptar maravilhosamente às grandes mudanças tecnológicas”. 

Depois, falou sobre o quão rápido pode ser. “Mas se isso acontecer em um número de anos de um dígito, algumas dessas mudanças… Essa é a parte que mais me preocupa.”

Com informações da ABC News