De olho no sucesso do ChatGPT, que obteve milhões de usuários em poucos dias, o Google anunciou nesta segunda-feira (6) o Bard, seu robô interativo que utiliza as mais avançadas programações de inteligência artificial. De acordo com a gigante de tecnologia, o novo robô estará disponível nas próximas semanas, ainda em fase de testes.
Assim como o ChatGPT, o Bard utilizará informações disponíveis na internet para responder perguntas dos usuários. Também proporcionará a possibilidade dos usuários avaliarem a ferramenta para a empresa, a fim de aprimorá-la.
Te podría interesar
Sunder Pichai, o presidente da Alphabet – empresa dona do Google -, garante que as avaliações internas cruzadas com as dos usuários poderão construir um robô com nível elevado de qualidade no que se refere às informações oferecidas. “Ele pode ajudar você a explicar novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, para uma criança de 9 anos, ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol do momento”, disse.
Outro dado do Bard é a presença da LaMDA (Language Model for Dialogue Applications), a mesma inteligência artificial desenvolvida pelo Google que já foi testada e, na ocasião, produziu um texto que surpreendeu os engenheiros responsáveis. A versão do LaMDA utilizada pelo Bard deve ser uma mais leve, ou seja, uma que requer menos poder de processamento computacional, a fim de que possa ser utilizada por um número maior de usuários.
*Com informações do G1.