O rover Perseverance da NASA avistou com seu instrumento Navcams um "diabo do pó", considerado um dos fenômenos mais curiosos que ocorrem no planeta vermelho.
O "diabo do pó" é basicamente um redemoinho de pó - que lembra o famoso desenho do Tas - que se forma por conta dos ventos intensos que ocorrem no planeta vermelho.
Te podría interesar
O Perseverance captou a parte inferior de um redemoinho de poeira marciana (apelidado de 'diabo'), movendo-se ao longo da borda oeste da cratera Jezero no final de agosto.
A agência espacial divulgou um vídeo com melhorias em sua resolução, que foi acelerado 20 vezes, composto por 21 quadros capturados com quatro segundos de diferença.
Te podría interesar
A NASA afirma que os redemoinhos são um dos fenômenos que movem e redistribuem a poeira ao redor do planeta vermeho. Segundo as medições, o diabo de pó visto na última quarta-feira estava se movendo de leste a oeste, a uma distância de 4 quilômetros da crista de Thorofare, a uma velocidade de cerca de 19 km/h. Os especialistas calcularam que sua largura era de aproximadamente 60 metros, ou seja, era grande de verdade.
Confira as imagens:
"Não vemos o topo do redemoinho de poeira, mas a sombra que ele lança nos dá uma boa indicação de sua altura", comentou Mark Lemmon, membro da equipe científica do Perseverance, através de um comunicado.
"A maioria deles é formada por colunas verticais. Se este redemoinho de poeira estiver configurado dessa maneira, sua sombra indica que ele tem aproximadamente 2 quilômetros de altura".