Com mais de 65,5 milhões de jogadores diários, o game Roblox está sendo acusado pelo Ministério da Segurança Nacional de Israel de praticar "cyberbullying" após os usuários da plataforma de metaverso promoveram atos em solidariedade ao povo palestino no game infantil.
A plataforma de metaverso, muito popular entre as crianças, simula uma realidade virtual e permite a interação de usuários de todo o mundo. Cerca de 45% dos usuários são menores de 12 anos.
Te podría interesar
Em razão dos protestos, Israel divulgou um comunicado pedindo aos pais das crianças israelenses que relatem qualquer assédio pró-Palestina que seus filhos sofram na plataforma.
O governo sionista acusa o Hamas de incentivar encontros em solidariedade ao povo de Gaza e que personagens do jogo com bandeiras sauditas e palestinas têm atacado jogadores que se identificam como israelenses.
Te podría interesar
Um vídeo de um protesto pró-palestina no Roblox foi visitado mais de 275 mil vezes e atingiu 24 milhões de visualizações ao ser publicado na rede X, antigo Twitter.
O alerto do governo israelense foi feito após um pai relatar que o filho viu uma encenação dos ataques do Hamas no dia 7 de outubro, que deixou 1.400 israelenses mortos, e serviu como álibi para o premiê Benjamin Netanyahu desencadear a violenta reação em Gaza, que já deixou mais de 7 mil palestinos mortos - entre eles, mais de 3 mil crianças.
“Estamos profundamente tristes com a terrível tragédia que se desenrola em Israel e Gaza, e nossos corações estão com aqueles que foram afetados na área ou que têm entes queridos, familiares e amigos na região”, disse Roblox em comunicado ao USA Today.
“Embora os nossos padrões comunitários permitam expressões de solidariedade, não permitimos conteúdo que apoie ou tolere a violência, promova o terrorismo ou o ódio contra indivíduos ou grupos ou apele ao apoio a um partido político específico. Temos uma equipe especializada de milhares de moderadores, juntamente com ferramentas de detecção automatizadas para monitorar nossa plataforma e tomaremos medidas rápidas contra qualquer conteúdo ou indivíduo que viole nossos padrões”, emendou o game em comunicado.
Desde o início da guerra, a plataforma Roblox tem sofrido diversos ataques virtuais que tiram o jogo do ar. Os usuários relatam erros que seriam de sobrecarga nos servidores da companhia.
A Roblox Corporation não se manifestou qual foi o real problema dentro do jogo.