Previsto para ser operado pela Azul no Brasil, o eVTOL já começou a ter suas primeiras fuselagens montadas pela empresa alemã Lilium. O início da produção desta aeronave representa um avanço significativo em direção ao lançamento de seus voos comerciais. A fabricante prevê que as entregas para o início das operações no Brasil começarão em 2025.
Comumente referido como “carro voador” ou “táxi voador”, o eVTOL é a abreviação de Electric Vertical Take-off and Landing, que se traduz como aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical.
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Na ficha técnica do automóvel voador consta as seguintes informações:
- Modelo: Lilium Jet
- Capacidade: Um piloto e até seis pessoas
- Motorização: Até 36 motores elétricos que mudam a direção para gerar o impulso da aeronave
- Velocidade de cruzeiro: 250 km/h
- Autonomia de voo: Até 250 km de distância
- Nível de ruído: 68 decibéis a cem metros de distância, similar a uma conversa normal (o motor de um avião a jato pode chegar a 140 decibéis)
- Lançamento previsto para: 2025
Inicialmente, a Lilium planeja montar sete fuselagens de seu “carro voador”. O objetivo é iniciar o processo de certificação, avançando além dos protótipos atualmente usados para testes. Este passo é crucial para a liberação dos voos. Com as aeronaves montadas, a fabricante estará mais próxima de obter autorização para operações comerciais.
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A montagem do sistema de propulsão elétrico foi iniciada em setembro e os testes com os protótipos foram finalizados em julho na Alemanha. A produção será realizada pela empresa parceira Aciturri. Conhecido por fornecer partes da fuselagem de aeronaves renomadas como o Airbus A350, Boeing 787 e Embraer KC-390, o grupo espanhol está empenhado no projeto.
E no Brasil?
A Azul, companhia aérea brasileira, é uma das principais investidoras no modelo da Lilium. A empresa estabeleceu uma parceria com a última para operar até 220 unidades do “carro voador” desenvolvido pela companhia alemã.
A expectativa inicial é que os modelos da Lilium cheguem ao Brasil em 2025. No entanto, a operação comercial ainda deve demorar um pouco para se inciar. Isso se deve à necessidade de realizar testes e obter a certificação do modelo no Brasil antes que seus voos sejam autorizados.
R$ 5 bilhões
O negócio atinge uma cifra impressionante de até US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões). Com a visão de ampliar sua presença aérea, a empresa planeja estabelecer uma rede de conexões abrangente. Isso inclui grandes centros econômicos, regiões metropolitanas, destinos turísticos e até mesmo condomínios residenciais, todos conectados a aeroportos.
E a Gol? Também
A Gol também entrou na onda dos “carros voadores” no Brasil, estabelecendo uma parceria para operar o modelo VX4. Este veículo aéreo é uma criação da Vertical Aerospace, uma empresa britânica especializada no setor. A previsão é que as operações comecem em 2027. Os modelos devem chegar ao país e passar pelo processo de certificação no segundo semestre de 2026, conforme informado pela empresa.
O modelo VX4, assim como o Lilium Jet, tem como objetivo a redução das emissões de carbono. Ambas as aeronaves não devem emitir poluentes e são projetadas para produzir ruídos em volumes mais baixos em comparação com outros tipos de aeronaves. O modelo tem capacidade para transportar até quatro passageiros, além do piloto. A empresa firmou um protocolo de intenções com a Avolon para o arrendamento de até 250 dessas aeronaves.