ACIDENTE AÉREO

VÍDEO - Colisão no ar: aviões da Força Aérea da Colômbia chocam em pleno voo

Morte de um piloto foi confirmada e outro segue hospitalizado; corporação investiga causas do acidente ocorrido durante exercício de treinamento

Créditos: Reprodução internet - Momento em que duas aeronaves se chocam em pleno voo
Escrito en GLOBAL el

Neste sábado (1º), ocorreu uma colisão aérea entre duas aeronaves Tucano T-27 do Comando Aéreo de Combate número 2, da Força Aérea Colombiana. O acidente aconteceu durante um treinamento na base militar de Apiay, no município de Villavicencio, em Meta. 

De acordo com matéria do jornal colombiano El Tiempo, até o momento, sabe-se que um oficial que estava em uma das aeronaves morreu após a colisão. Trata-se do tenente-coronel Mario Andrés Espinosa González, que ocupava o cargo de comandante do Grupo de Educação Aeronáutica do Comando Aéreo.

O outro militar afetado pelo acidente está sendo atendido em um centro de saúde em Villavicencio, onde está se recuperando de seus ferimentos e sendo avaliado por uma equipe médica.

O relatório preliminar indica, conforme visto em vídeos que circulam nas redes sociais, que após o acidente uma aeronave caiu na pista de Apiay e os dois tripulantes se ejetaram, porém a manobra não foi bem-sucedida para o tenente-coronel, enquanto o outro militar conseguiu se ejetar.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi para a base aérea, localizada na capital de Meta, para lidar com a situação, que será analisada por técnicos para determinar o que pode ter dado errado no ar, enquanto os outros pilotos dos Tucano se isolaram imediatamente para evitar serem afetados pela colisão.

Além disso, foi divulgado a partir do nível central das Forças Militares um relatório lamentando o ocorrido neste sábado, 1º de julho, mês em que há precisamente dois eventos programados no mundo aeroespacial. Um deles é a Feira Internacional Aeronáutica e Espacial 2023, que será realizada em Rionegro, Antioquia, e o outro é o tradicional desfile aéreo do dia 20 de julho, Dia da Independência.

Até o momento, não foi confirmado se as aeronaves estavam em treinamento para algum dos dois eventos. Após as 19h, o Comandante das Forças Militares, General Helder Giraldo, comentou que há uma "profunda tristeza pelo lamentável acidente que enluta nossas Forças Militares. Serão conduzidas as investigações necessárias para estabelecer as condições de tempo, modo e lugar em que ocorreu este triste incidente".