TWITTER

DataFórum: Golpismo esfria e bolsonaristas agora criam fake news sobre transição

Entre apoiadores de Lula, revelação da farra de Bolsonaro com recursos públicos pauta debate no Twitter

Bolsonarista em para-brisa de caminhão e simulando atropelamento.Créditos: Reprodução/Twitter
Por
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum nesta quinta-feira (17) mostra que o discurso golpista de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) esfriou no Twitter, enquanto ganhou força na comunidade lulista a farra do atual presidente com as contas públicas e a reação do "mercado" diante da declaração de Lula (PT) sobre o teto de gastos.

Com 44% das interações em 1.114.926 tuites monitorados, os bolsonaristas divulgaram a fake news que na equipe de transição de Lula teriam 283 pessoas remuneradas, quando na verdade são apenas 14.

Diversos influenciadores comemoraram o nervosismo do “mercado”, afirmando que Lula não respeitará o teto de gastos e que o Brasil entrará em um caos econômico.

Também foi festejado o suposto veto de Bolsonaro aos militares de conversarem com a equipe de transição.

Lulistas

Com 38% das interações, os apoiadores de Lula ressaltaram os escândalos e desmandos do governo Bolsonaro que estão sendo expostos, com a citação aos 79 mil militares que receberam o Auxílio Brasil, os R$ 3,5 milhões com alimentação para o avião presidencial e o furo do teto de gastos em R$ 795 bilhões.

A participação de Lula na COP 27 foi elogiada por Emmanuel Macron e gerou alto engajamento.

Ainda foram comparados dados econômicos para demonstrar que o nervosismo do “mercado” não varia de acordo com os dados, mas sim com quem está no poder.

Cultura de Rede

Com 14% das interações, esta comunidade fez chacota com o suposto estado de perturbação psicológica de Bolsonaro, com diversas pessoas manifestando bem-estar com a ausência do Presidente das redes sociais e do cenário político.

Algumas publicações retratam Bolsonaro como um vagabundo, que não fazia nada em público e agora continua não fazendo nada, mas sem aparecer em público.