Levantamento DataFórum nesta quinta-feira (17) mostra que a comunidade Lulista voltou a ser ligeiramente superior à bolsonarista, após dias apresentando um volume menor no Twitter. O sucesso do discurso do presidente eleito na COP 27 motivou publicações com grande circulação.
A volta de Bolsonaro e seu filho Carlos ao Twitter gerou bastante engajamento e o tom da comunidade voltou a ser o discurso raivoso contra o Lula e o PT, tendo arrefecido o discurso golpista e de contestação do resultado das eleições.
A comunidade de cultura de rede voltou a se formar, fazendo galhofa com a condição de reclusão do Presidente e elogiando a participação do Lula na COP 27.
Lulistas
A participação de Lula na COP 27 no Egito foi o maior destaque da comunidade lulista, que atingiu 42% do universo pesquisado ressaltando o grande impacto do discurso de Lula, que foi aclamado na conferência.
Os gastos de Bolsonaro com alimentação no avião presidencial motivou um tweet e grande engajamento, assim como a notícia que o Presidente foi denunciado na ONU por indígenas e ambientalistas. A reclusão de Bolsonaro foi motivo de chacota na comunidade.
Repercutiu ainda a homenagem de Lula à Isabel Salgado, que faleceu ontem.
Bolsonaristas
Bolsonaro e seu filho carlos voltaram a publicar no Twitter, com divulgação de propaganda das realizações do governo e o MST foi atacado por Carlos, que referiu-se ao movimento como “terrorista, braço do PT” - o grande destaque da comunidade, responsável por 41% das interações.
A nomeação de Mônica Valente para a equipe de transição foi rechaçada, sob a alegação de que ela é secretária executiva do Foro de São Paulo. Lula foi novamente atacado por conta da viagem ao Egito em jato particular, assim como pelo valor de seu relógio e da blusa da Janja.
Alexandre de Moraes também foi atacado e Bolsonaro foi retratado como vítima de perseguição.
Cultura de Rede
Com 12% das interações no universo político, esta comunidade voltou a se formar, com tom crítico ao Bolsonaro e favorável ao Lula. O discurso de Lula na COP 27 foi comemorado e a reclusão de Bolsonaro foi motivo de chacota e repercutiram notícias na imprensa sobre seu estado psicológico.
Nesta comunidade também foram denunciados bolsonaristas que estão promovendo perseguição contra apoiadores do Lula.