Levantamento DataFórum nesta terça-feira (15) em mais de 1 milhão de tuites mostra que os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) mobilizaram o discurso na rede com críticas aos gastos atribuídos a Lula (PT) na viagem ao Egito, onde o presidente eleito participa da COP 27. Por outro lado, os lulistas comemoraram a ida do petista à conferência climática da ONU, na estreia de sua política de relações internacionais mesmo antes do início do governo.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Agregando 53% do debate no universo monitorado, os bolsonaristas atacaram Lula utilizando a viagem em jato particular para o Egito. No entanto, chama a atenção a ausência de publicações sobre os atos antidemocráticos entre as principais postagens.
Voltou a circular fake news afirmando que a Ivermectina é mais eficaz do que a vacina, bem como imagens antigas de manifestações da extrema direita, que circularam como se fossem deste dia 15 de novembro.
A ida de ministros do STF a New York também foi destaque, com influenciadores afirmando que houve conluio para eleição de Lula, enquanto outros ressaltaram os protestos contra os ministros.
Lulistas
Com 41% das interações, a comunidade lulista turbinaram a participação do presidente eleito na COP 27 - assunto de maior engajamento.
Diversos influenciadores rebateram as críticas em relação aos gastos do Lula afirmando que são assuntos de menor relevância, levantados para fazer oposição política e que temas correlatos em relação ao Bolsonaro não causaram tanta polêmica.
O relatório do TCU para a equipe de transição foi bastante comentado, com destaque para o alerta sobre 29 áreas com alto risco de fraude ou má gestão.
Outros 2% desse universo foram ocupados por ativistas do MBL, que não apoiam nem Lula, nem Bolsonaro. Nesta comunidade prevaleceu a crítica ao Lula, com maior relevância para a viagem de Lula ao Egito em um jatinho de um empresário.
O jantar entre Zanin e um ministro do STF também motivou publicações críticas, bem como a entrevista de Janja para o Fantástico. Bolsonaro também foi criticado, mas em volume muito menor de publicações.