CICLONE EXTRATROPICAL

VÍDEO - Porto Alegre fecha portão de contenção de cheias após quase dez anos

Rio Guaíba está a 24 centímetros de atingir cota de inundação; previsão é de mais chuvas

Porto Alegre fecha comportas para conter inundação.Créditos: Reprodução/ Vídeo
Escrito en BRASIL el

Diversos pontos da cidade de Porto Alegre registraram enchentes nesta terça-feira (26). Mesmo após o fechamento do portão do Cais Central, o que não acontecia desde 2015, as águas do Rio Guaíba já começaram a invadir o município e causar destruição.

O temporal está sendo causado por um ciclone extratropical que deve atingir a cidade entre a noite desta terça-feira (26) e a manhã de quarta (27). Porém, a cidade já está sendo afetada por chuvas e ventos fortes, e se encontra em situação de alerta para as próximas horas.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desiderio Torquato Finamor, localizada na Zona Leste de Porto Alegre, uma cachoeira se formou no teto após fortes chuvas e ventos

O Mercado Público de Porto Alegre também foi atingido depois de alguns bueiros começarem a transbordar em razão da cheia do rio.

Nesta tarde, o nível do Guaíba chegou a 2,76 metros, apenas 24 centímetros para atingir a cota de inundação, e comportas do cais de Mauá foram fechadas. A última vez que esse sistema precisou ser utilizado foi em 2015, quando a cidade foi atingida pela segunda maior cheia de sua história e o rio registrou a marca de  2,97 metros.

A água também atingiu trilhos da Trensurb, sistema de trens da região metropolitana de Porto Alegre. 

Uma questão que preocupa os moradores da cidade é a dificuldade de fechar algumas comportas, devido ao asfaltamento do chão ou a falta de trilhos. 

Tweet da deputada estadual Laura Sito. Foto: Reprodução

A região está sob dois alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia): um laranja para "perigo de tempestade" e um vermelho para "grande perigo de acúmulo de chuva".